skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

TREVO iniciou o projeto Ambiental LAB

Redação
Sociedade \ quinta-feira, julho 08, 2021
© Direitos reservados
O projeto Ambiental LAB (Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental) candidato ao concurso 2020 (Eixo 4) do Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants, foi um dos 51 escolhidos para ser financiado.

A TREVO - Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social iniciou, no mês de Junho, o projeto Ambiental LAB (Laboratório Participativo para a Cidadania Ambiental).

Este projeto foi candidato ao concurso 2020 (Eixo 4) do Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants, tendo sido um dos 51 escolhidos para ser financiado, face a um total de 177 candidaturas. Este apoio provém, na sua totalidade, de recursos públicos da Islândia, Noruega e Liechtenstein (EEA Grants) e é gerido, em Portugal, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

O Ambiental LAB tem como parceiros o Furim Institutt da Noruega e a Câmara Municipal de Viseu e visa promover a capacitação e emancipação dos associados da TREVO (presentes e futuros) ao nível da construção e implementação de projetos na área da educação e cidadania ambiental. Pretende ter um caráter laboratorial, participativo, numa ação apoiada por formadores, mentores, técnicos e facilitadores.

É constituído por cinco componentes:

- Trevo Meeting Point - inclui criação de parcerias e participação em plataformas de ONG nacionais e internacionais para a partilha de boas práticas e experiências.

- Trevo Formação - propõe um programa de formação modular, gratuito, em 6 áreas específicas (Diagnóstico e Planeamento Participativos; Metodologias Participativas para a Intervenção Socioambiental; Monitorização e Avaliação Participativa de Projetos; Arte Participativa e Práticas Artísticas Comunitárias; Angariação de Fundos e Estratégias de Comunicação e Marketing Digital)

- Trevo Incubadora de Projetos - consiste num Programa de Mentoria em grupo, gratuito, para a conceção, implementação e avaliação de projetos na área da educação e cidadania ambiental.

- Trevo Participative Toolbox - criação e disponibilização de recursos e ferramentas participativas.

- Trevo Divulgação e Gestão - realização de eventos de divulgação e disseminação de produtos que despertem o interesse de novos associados e parceiros.

Podem ser acompanhadas todas as atividades do projeto através do site www.ambientallab.trevoassociacao.org

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70