skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guerra na Ucrânia: Guimarães vai receber 30 ucranianos até este domingo

Carolina Pereira
Sociedade \ quinta-feira, março 10, 2022
© Direitos reservados
Cerca de 48 toneladas de ajuda partem de Guimarães em dois camiões. Município elogia esforço dos vimaranenses. Vincou-se a necessidade de continuar a ajudar: "Não sabemos quando termina a guerra”.

Desde o estalar da Guerra que entidades e individuais se juntam por todo o Município com o propósito de angariar bens essenciais para levar para as fronteiras da Ucrânia. Satisfeita com a onda de solidariedade, Paula Oliveira, a Vereadora de Ação Social de Guimarães, analisou e elogiou os vimaranenses na reunião da Câmara Municipal de Guimarães desta quinta-feira.

“Saímos da luta covid-19, que ainda não terminou, e temos agora pela frente esta causa humanitária. Há uma rede solidária extraordinária: enviamos bens para os territórios, campos de refugiados e bunkers. A rede cresce todos os dias: partirão 24 toneladas em dois camiões nos próximos dias”, disse. À margem da reunião, a vereadora confirmou que um destes veículos parte na próxima segunda-feira.

Além da distribuição de bens, o Município tem colaborado com entidades governamentais, como Ministério da Administração Interna e a Comunidade Intermunicipal do Ave, para trazer ucranianos das fronteiras. Paula Oliveira revela, ainda, estar preparado para receber refugiados através de uma Bolsa Local de alojamento.Até domingo podemos ter 30 cidadãos cá. É volátil. Todos os dias temos novas disponibilidades de alojamento e emprego. Algo que atualizamos diariamente”, explica a Vereadora.

A ajuda tem sido uma constante, mas a Vereadora de ação social não deixa de sublinhar “ há um desafio, porque não sabemos quando termina a guerra, vamos apelar constantemente à perseverança da solidariedade”.

Domingos Bragança saudou a solidariedade dos vimaranenses e reforçou que Guimarães está a trabalhar com a Associação Nacional de Municípios "de modo a que haja adequação" da legislação para que as autarquias locais prestarem socorro de forma mais direta.

A coligação Juntos por Guimarães expressou, pela voz de Bruno Fernandes, Bruno Fernandes "todo o reconhecimento pelo trabalho" do município e dos vimaranenses. "Achamos que o município não deve poupar esforços em prestar toda a solidariedade possível", referiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: