skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS

UF de Conde e Gandarela já conta com um Espaço Multiusos

Redação
Sociedade \ segunda-feira, novembro 15, 2021
© Direitos reservados
A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, que acredita que este será um espaço onde a comunidade irá fortalecer os seus laços de pertença.

No último sábado, 13 de novembro, a freguesia de Conde inaugurou o Espaço Multiusos. Uma cerimónia que teve a presença do Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança e com a atuação do Grupo Folclórico ACR Conde.

Domingos Bragança referiu-se ao Espaço Multiusos de Conde como um local aprazível e respeitador da natureza, que contribui para a requalificação da centralidade de conde pela sua localização privilegiada, junto à Igreja. “Este é um espaço aberto a toda a comunidade, para que estes momentos possam acontecer e para que a comunidade fortaleça os seus laços de pertença”, concluiu.

Flávio Freitas, Presidente da União de Freguesias, agradeceu ao Presidente da Câmara, dizendo que Domingos Bragança “é um amigo da freguesia”, e lembrou que o espaço é aberto a todos, à paróquia, às associações, a toda a população. Um sentimento de alegria também partilhado pelo Padre Adelino Rosas, pároco de Conde, que disse estar convicto de que no local “se vai conviver com alegria, em família”.

Além do Multiusos, foram ainda inauguradas as obras de reabilitação da antiga EB1/JI de Agras, em Gandarela, um local que passou a ser um centro de convívio e de cultura aberto a toda a comunidade. A cerimónia contou também com os dois artistas que contribuíram com criações artísticas para o local, Nelson Xize e Albano Martins.

Antes dos discursos protocolares, os elementos do projeto “Gandarela +Vida” protagonizaram um momento musical, que exprimiu a recente atividade que tem vindo a ser desenvolvida naquele edifício.

Domingos Bragança, na sua intervenção, fez questão de salientar que a requalificação e refuncionalização desse espaço comunitário, não foi apenas material, mas também cultural, dando como exemplo a atuação dos elementos do projeto “Gandarela +Vida” e as obras dos artistas Nelson Xize e Albano Martins. 

Momentos antes, Flávio Freitas, Presidente da União de Freguesias, lembrara que a requalificação foi muito pedida pela comunidade e que havia o receio de não poder ser utilizado o espaço. “Este é um espaço cultural aberto a todos, que foi devolvido à comunidade”, realçou. Flávio Freitas agradeceu também a Nelson Xize e a Albano Martins pelas obras de arte que embelezam e enriquecem o espaço, obras que foram visitadas após as intervenções protocolares.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: