ULS Alto Ave discutiu os 30 projetos de Ação Clínica Integrada
Uma equipa composta por 110 profissionais da ULS Alto Ave reuniu no último sábado, todo o dia, no Teatro Cinema de Fafe com o objetivo de discutir os 30 projetos de Ação Clínica Integrada que estão em implementação naquela Unidade para aumentar a Acessibilidade dos Cidadãos aos Cuidados de Saúde de que precisam.
Estiveram presentes médicos, enfermeiros, administradores, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos, em representação de 52 Serviços Hospitalares e Unidades Funcionais dos Cuidados de Saúde Primários e 16 Especialidades Clínicas.
Após a Sessão de Abertura, que contou com o acolhimento do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Fafe. Dr. Antero Barbosa, iniciaram-se os trabalhos. Durante 7 horas foram revistos e discutidos 21 planos assistenciais em implementação naquela ULS, acertando-se detalhes e estabelecendo-se novas estratégias funcionais que tornem mais fácil o percurso dos utentes na ULSAAVE entre os Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares.
Da discussão técnica e organizacional saíram novas conclusões e adaptações dos modelos em implementação, procurando encontrar-se pontos de equilíbrio e eficiência naquela que é já a muito complexa e preenchida atividade assistencial diária naquela Unidade. Nove dos Planos serão apresentados em data posterior.
O Presidente do Conselho de Administração, na sua alocução de encerramento desta jornada de trabalho, destacou 3 aspetos.:
A dedicação e brio dos profissionais ali presentes, que não só têm contribuído para a elaboração destes Planos, mas ainda, naquele que seria o seu dia de descanso, mantiveram um elevado nível de cuidado na apresentação e vivacidade na discussão técnica, que em muito beneficiará a construção constante de uma comunidade científica coordenada, organizada e focada em oferecer o melhor cuidado clínico aos seus utentes.
As estratégias clínicas inovadoras edificadas para garantir mais rápido e eficiente fluxo dos utentes entre os diferentes níveis de cuidado da ULS, demonstração inequívoca do interesse e empenho em procurar novos caminhos assistenciais.
A perceção inspiradora de que todos se posicionam para contribuir na construção de uma nova forma de estar em saúde, um projeto distinto, assente na colaboração e diálogo constantes e cujo mérito pertence aos que se têm envolvido intensamente para que ele se torne realidade – os (re)fundadores de uma Região Inteligente em Saúde.