skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Um “parceiro insubstituível” de Guimarães precisa do “bairrismo” de todos

Bruno José Ferreira
Sociedade \ sexta-feira, maio 26, 2023
© Direitos reservados
Campanha dos Bombeiros de Guimarães junta vinte personalidades para atrair mais associados. Todos são preciso para melhorar as condições de quem tem mais socorros a prestar a cada ano que passa.

Foi esta sexta-feira dado o “pontapé de saída” de uma “campanha extraordinária” dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, com o intuito de captar associados para a instituição. A corporação vimaranense tem 5 mil associados, um número “muito baixo para a corporação que somos e para o concelho que somos”.

É por isso que, à boleia da imagem de vinte personalidades vimaranenses – como João Sousa, António Loureiro, Manuel Mendes, André André, João Reis, entre outros – pretende chegar aos vimaranenses, apelando também ao seu “bairrismo”.

O presidente da instituição agradeceu aos vários intervenientes na realização da campanha multimédia, dizendo que agora a mesma tem de chegar aos vimaranenses. “Temos que ir às freguesias, às paróquias e estar em todos os locais; só assim conseguimos”, disse João Pedro Castro.

“Obrigado a todos aqueles que dão a cara por nós, dando assim a cara por aqueles que precisam de nós” – Bento Marques, comandante dos Bombeiros das Taipas

As palavras do presidente da instituição foram reforçadas pelo comandante, que frisou que “um euro por mês não é dinheiro que seja impeditivo de alguém ser sócio”, justificando depois os desafios que têm causado novas necessidades aos bombeiros.

“Até ao dia de hoje já fizemos 5200 socorros. No ano passado tivemos mais 1709 ocorrências do que em 2021”, frisou Bento Marques, dizendo que “temos vindo a ter um grande acréscimo de serviço e, só para se ter uma ideia, fica à volta de 5 mil euros equipar um bombeiro”. Esta campanha tem, por isso, “grande importância”, dá conta. “Os bombeiros precisam de reforçar os seus meios de socorro, pelo menos ambulâncias e meios humanos”, sustentou.

"Estamos convocados para fazer parte desta campanha" - Sofia Ferreira, vereadora da Proteção Civil

Nesta cruzada, a Câmara Municipal de Guimarães continua a ser um parceiro estratégico. A ambição de João Pedro Castro passa por melhorar o quartel, os meios e reforçar humanamente a equipa. “Pode parecer muito, mas é o que precisamos. Precisamos de todos, porque sozinhos não conseguimos”, disse.

Sofia Ferreira, vereadora municipal com o pelouro da proteção civil, sustentou que “os bombeiros podem contar com a câmara”, dizendo que a nível nacional é necessário arranjar mecanismos para tornar os bombeiros mais atrativos.

“Estamos todos convocados para fazer parte desta campanha, porque os Bombeiros de Guimarães são um parceiro insubstituível que nos momentos mais difíceis estão lá”, frisou Sofia Ferreira.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70