skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Um SOS em forma de poema. Guimarães desafia escolas a escrever para ajudar

Pedro C. Esteves
Cultura \ terça-feira, março 29, 2022
© Direitos reservados
A comunidade escolar e os vimaranenses são o público desta iniciativa. Apela-se à criação literária e política para mostrar solidariedade com as crianças ucranianas.

O SOS Poético vai desafiar a comunidade escolar a escrever sobre os sentimentos e a compartilhar num esforço solidário com a comunidade escolar ucraniana. Este apelo “à criação literária e poética” envolve professores e alunos dos estabelecimentos escolares vimaranenses a confluir e criar um manuscrito.

A apresentação deste SOS Poético juntou o diretor da Sociedade Martins Sarmento, Paulo Vieira de Castro, a diretora da Escola Secundária Martins Sarmento, Ana Maria Almeida, e Juliana Machado, diretora da Biblioteca Municipal Raul Brandão. A responsável pela biblioteca vimaranense fez saber que na 1ª fase do projeto vai ser feita uma recolha de textos poéticos. O repto é para dirigido aos vimaranense – e não só a comunidade escolar.

“Pensámos lançar o desafio às diferentes escolas na primeira semana do 3.º período, para depois os levarmos a um júri para mostrarmos os poemas que mais se enquadram. Em maio, teremos”, assinala Juliana Machado. O desafio será o elo para ucranianos residentes no concelho se juntem à causa, assinalou.
No final, o objetivo é ver o SOS Poético contribuir “para uma pequena parte da transformação do mundo”, frisou Ana Maria Almeida. Que quer com a iniciativa “mostrar solidariedade com a comunidade que está a sofrer”.

O presidente da SMS explicou que não há, ainda, um tempo definido para que o programa se estabeleça.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70