skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Um Vitória aos soluços: permeabilidade dita derrota em Famalicão

Redação
Desporto \ segunda-feira, outubro 27, 2025
© Direitos reservados
Os apontamentos interessantes dos primeiros 20 minutos coabitaram com o recorrente desequilíbrio posicional na hora de defender. Equipa de Luís Pinto perdeu quatro dos cinco jogos fora no campeonato.

A aparente recuperação do Vitória SC, consubstanciada por triunfos perante o Santa Clara e o União de Lamas, sofreu um revés no Estádio Municipal de Famalicão, num domingo à tarde soalheiro, repleto de público nas bancadas. A derrota por 2-0 em desafio da nona jornada da Liga Portugal Betclic afasta o conjunto preto e branco do objetivo do quinto lugar, precisamente ocupado pelos famalicenses, com 16 pontos, mais cinco do que a equipa de Luís Pinto.

A constante permeabilidade nos momentos sem bola e a falta de objetividade e ideias na segunda parte, quando lhe cabia reagir à desvantagem, anulou o que de bom os vitorianos mostraram nos primeiros 20 minutos: ataques com sentido, de pé para pé, num e noutro flanco, com Diogo Sousa a assumir o protagonismo. Pela primeira vez titular no campeonato, o médio felgueirense, com raízes em Pevidém, encarou as batalhas a meio-campo sem receio e desperdiçou duas ocasiões de golo no primeiro quarto de hora.

A pressão vitoriana era desajustada, contudo. Quando o Famalicão a contornava, os atacantes progrediam sempre com espaço rumo à área. E os seus jogadores não tinham pejo em ensaiar o remate. Seguro entre os postes, Castillo adiou o golo inaugural até nada poder fazer para travar o remate colocado de Mathias de Amorim, aos 41 minutos.

A partir daí, a exibição vitoriana assemelhou-se à de Alverca, num jogo em que também foi derrotado por 2-0: falta de criatividade ofensiva e substituições sem resultados redundaram numa etapa complementar sem ocasiões junto à baliza de Carevic. No desespero final, um lançamento lateral de Abascal desencadeou um contra-ataque finalizado por Sorriso nos instantes finais, a confirmar o triunfo famalicense.

O calvário vitoriano longe do Estádio D. Afonso Henriques prossegue: quatro derrotas em cinco partidas, com nove golos sofridos e apenas dois marcados, precisamente os do triunfo sobre o Estrela da Amadora. Segue-se a receção ao Benfica, na noite de Todos-os-Santos.

 

O melhor do Vitória

Juan Castillo: O colombiano, de 22 anos, retardou o golo inaugural do Famalicão, com uma mão cheia de defesas na primeira parte. Além de se opor com sucesso às tentativas de Joujou, Sorriso e Van de Looi, nota para a segurança e a compostura com que o fez. Arriscou a saída no contra-ataque que ditou o segundo golo famalicense e foi ultrapassado, numa fase em que o Vitória atacava com todos os elementos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #125