skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Uma conversa "fora da caixa" para a Noite Europeia dos Investigadores

Redação
Ciência & Tecnologia \ terça-feira, setembro 21, 2021
© Direitos reservados
Centro Ciência Viva de Guimarães promove conversa com Rita Sousa (Escola de Economia e Gestão da UMinho) e Nuno Forner (ZERO) e moderação de Esser Jorge Silva. Debate-se o ambiente e a economia.

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães promove uma conversa sobre “Meio Ambiente, Economia e Sociedade: Avanços e Constrangimentos” na sexta-feira, dia 24 de setembro, às 19:00 horas. Com a iniciativa, a instituição junta-se à Noite Europeia dos Investigadores (NEI), jornada de promoção da Ciência e do Conhecimento apoiada pela Comissão Europeia.

A conversa do Curtir Ciência terá em linha de conta o tema geral da NEI 2021, ou seja, o Pacto Ecológico Europeu que propõe que o impacto no clima seja neutro até 2050, através da promoção de iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição. "Será, certamente, uma excelente oportunidade para ouvir e debater as opções locais, e não só, em matéria de desenvolvimento sustentado", refere a entidade em comunicado.

Rita Sousa, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, e Nuno Forner, da ZERO – Associação Ambientalista são os convidados para a conversa moderada pelo sociólogo Esser Jorge Silva. Este encontro, que marca o regresso do ciclo “Conversas Fora da Caixa”, interrompido em 2020 devido à pandemia, realiza-se na Biblioteca da Escola Secundária Francisco de Holanda, às 19:00 horas. 

A NEI pretende realçar a importância e o impacto da ciência na sociedade; promover a carreira de cientista junto dos mais jovens; focar os benefícios decorrentes da investigação; gerar discussão sobre a ciência e o seu impacto no presente e no futuro e aumentar a confiança da população face à ciência e a quem a produz.

No caso da edição deste ano, a agenda de temas não podia deixar de incluir os perigos das alterações climáticas e poluição, estilos de vida mais sustentáveis e o contributo da ciência para que a Europa atinja as metas de neutralidade carbónica e de desenvolvimento sustentável.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: