Uma década depois: carrilhão do Santuário da Penha será ouvido domingo
A Irmandade da Penha celebra no próximo domingo a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da instituição, sendo que este ano a celebração tem uma boa nova. Depois de recuperado e automatizado, o carrilhão do Santuário da Penha voltará a funcionar.
“É uma grande alegria e um orgulho para a Irmandade que se possam voltar a ouvir os sinos da Penha. Por isso, desejamos celebrar com todos os vimaranenses a integral devolução da função a este precioso património sineiro do concelho, da região e do país na nossa maior festividade, em honra da nossa padroeira”, refere Roriz Mendes, juiz da Irmandade da Penha.
O toque solene voltará a acontecer sensivelmente uma década depois, uma vez que o carrilhão não estava operacional. Composto por dezanove sinos de diferentes formas e pesos “silenciou-se e perdeu a sua função há quase uma década, dado o avançado estado de degradação dos cabeçalhos, suportes e badalos”, dá conta a instituição.
O regresso do toque do carrilhão do Santuário da Penha ocorrerá na chegada da procissão de Nossa Senhora do Carmo ao Santuário. A tradicional procissão entre a Gruta e o Santuário terá lugar pelas 16h30, seguindo-se a celebração da Missa Solene. Na chegada ao Santuário, será benzido o carrilhão, que entoará o Hino de Nossa Senhora da Penha. No final da eucaristia, a imagem da Senhora do Carmo será reconduzida de regresso à Gruta.
Para além da componente religiosa, durante a tarde há festa com atuações musicais no Largo da Comissão, de Domingos Araújo, Ofir Show e Kika Freitas.