skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Uma formação durante o dia para examinar uma rapina noturna de perto

Redação
Ambiente \ quarta-feira, março 16, 2022
© Direitos reservados
A segunda sessão de formação do Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães foi dedicado à “Dieta alimentar da Coruja-das-torres” e aconteceu no Laboratório da Paisagem. A próxima ação é já em abril.

A segunda ação de formação incluída no Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães, realizou-se no passado sábado, 12 de março de 2022, subordinada à “Dieta alimentar da Coruja-das-torres”. "Um dia bastante preenchido, que contou com uma componente teórica, dada por Hélia Gonçalves do Laboratório de Ecologia Fluvial e Terrestre (LEFT) da UTAD, e uma componente mais prática, em laboratório", diz o Laboratório da Paisagem.

Esta coruja de média dimensão está presente em praticamente todo o território nacional durante as diferentes estações do ano. Rapina noturna, é mais fácil avistá-la após o sol se pôr. Da sessão ficou o apelo para a população que conhecer ninhos de coruja-das-torres contactar o Laboratório da Paisagem.

De manhã, os participantes receberam informação da época de reprodução das corujas, o que são egagrópilas e que tipo de informação é que estas regurgitações nos dão. De tarde, procedeu-se à limpeza das agagrópilas e observação dos ossos de pequenos mamíferos à lupa.


O Plano de Ação da Biodiversidade Guimarães visa mobilizar os cidadãos na inventariação e monitorização da biodiversidade de Guimarães, com o objetivo de conhecer melhor a realidade do território em termos de fauna e flora.

Ao longo deste ano está a ser feita uma análise e diagnóstico, ações de participação pública e de educação e sensibilização que darão origem a relatórios técnicos e posteriormente à elaboração do Plano de Ação da Biodiversidade de Guimarães.

As participações abertas à comunidade são as seguintes:

09 abril – Grupo dos Mamíferos
08h30 às 13h00

07 de maio – Grupos dos Répteis e Anfíbios
09h00 às 13h00

14 de maio – Grupo dos Quirópteros
17h00 às 22h00

11 de junho – Grupo dos Odonata e Lepidóptera
09h00 às 13h00

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: