skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Uma questão de retórica: secundárias de Guimarães participam em torneio

Redação
Educação \ quarta-feira, janeiro 12, 2022
© Direitos reservados
Evento que contará com a participação de 1350 alunos terá como palco final o renovado Teatro Jordão. Trabalhar a capacidade de argumentação é o grande objetivo deste torneio.

Os alunos do 11.º ano das quatro escolas secundárias de Guimarães vão participar num Torneio de Retórica organizado pela ASMAV (Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense) em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.  

Todas as 56 turmas do ensino científico-humanistas e ensino profissional, num universo de 1450 jovens, “vão trabalhar a capacidade de argumentação e retórica sobre diversos temas da atualidade”, dá conta o município.

“O estudo e a prática da Retórica enquanto exercício cívico de argumentar e falar em público está na base do Torneio de Retórica” que vai envolver a comunidade estudantil vimaranense e que se vai realizar pela primeira vez.

Francisco Teixeira, da ASMAV, é um dos rostos desta iniciativa e destaca que eventos desta natureza têm gerado “grande interesse em vários países da Europa e ainda nos Estados Unidos”, destacando que este torneio significa “uma componente de abertura à sociedade e fazer com que as escolas possam interagir entre si nestes debates”.

Por seu turno, Adelina Pinto, vereadora com o pelouro da educação, considera que é importante “alavancar este projeto” e até conferir-lhe “outra dimensão”, na medida em que desenvolve “desenvolvimento de competências que são extremamente importantes para o futuro dos nossos jovens, integrando ou não os programas curriculares”.

O Torneio de Retórica conta com a participação das Escolas Secundárias de Caldas das Taipas, Francisco de Holanda, Martins Sarmento e Santos Simões. “A primeira fase do projeto acontece a nível interno, em cada escola, entre janeiro e junho, através do processo de eliminatórias sucessivas, e as quatro finais, uma de cada escola, ocorrerão no Teatro Jordão. A segunda fase, a ocorrer em setembro/outubro de 2022, acontecerá entre as turmas vencedoras das quatro Escolas, também no Teatro Jordão”, aponta o município.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: