skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Uma vila vai a Banhos com História, música, regressos (e sons do Líbano)

Pedro C. Esteves
Cultura \ segunda-feira, abril 18, 2022
© Direitos reservados
Os Banhos Velhos regressam para a 11ª edição. Há concertos de Manel Cruz, Samuel Úria, Bruno Pernadas, Paraguaii e Postcards - banda libanesa. O primeiro evento é dedicado a Augusto Dias de Castro

Música, história e cinema. Tudo volta a eclodir entre junho e setembro sob o signo de mais uma -- a 11.ª -- edição dos Banhos Velhos. A nova temporada cultural traz a Caldas das Taipas concertos de Manel Cruz, Samuel Úria ou Bruno Pernadas; mas também as habituais tertúlias e sondagens à história da vila termal. 

Estas conversas com história têm vindo a assumir papel de destaque na programação cultural e este ano não é exceção. Os 100 anos do nascimento de Augusto Dias de Castro, "personalidade ímpar na vila de Caldas das Taipas e do concelho de Guimarães", refere o comunicado da organização, os 10 anos de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012, ou uma conversa sobre o Jantar Comemorativo do Descanso Convencional pontuam a agenda.

Nos concertos, responsáveis por trazer à vila melómanos e veraneantes todas as edições, os destaques vão para os espetáculos de Manuel Cruz, no dia em que se comemora o décimo primeiro aniversário de atividade cultural, a 24 de junho; de Paraguaii e Postcards, grupo do Líbano, em julho; dos regressos de Bruno Pernadas, em agosto, e de Samuel Úria em Setembro. Por fim, será ainda promovida a tradicional Noite de Fados com o Grupo de Fados da Vila, em agosto.

 

Também não faltarão atividades de serviço educativo, tais como as visitas guiadas aos Banhos Velhos e uma noite dedicada à astronomia, em julho. O cinema marcará o seu regresso, em julho, com o filme “The French Dispatch: Crónicas de França” de Wes Anderson e, em agosto, com o filme “Licorice Pizza” de Paul Thomas Anderson. Todas as iniciativas serão adaptadas às medidas de contingência em vigor e ocorrerão em espaços alternativos, na vila de Caldas das Taipas. Todos os eventos são de entrada livre mas limitados à lotação existente.

"As datas e horários de toda a agenda poderão sofrer alterações conforme as medidas/restrições em vigor, relativamente à COVID-19. Todas as informações relativas à agenda cultural deverão ser consultadas em permanência na página oficial do Facebook dos Banhos Velhos ou em www.taipastermal.com", refere a organização.

Todos os eventos da agenda cultural de 2022:

Junho


Dia 03 – Tertúlia: Os 100 anos do Nascimento do Dr. Augusto Dias de Castro
Dia 08 – Tertúlia: 10 anos da Capital Europeia da Cultura: Legado e Presente
Dia 24 – Concerto: Manuel Cruz

Julho


Dia 07 – Cinema: The French Dispatch: Crónicas de França
Dia 15 –  Concerto: Paraguaii e Postcards
Dia 22 –  atividade: Noite de Astronomia

Agosto


Dia 03 – Cinema: Licorice Pizza 
Dia 12 – Concerto: Bruno Pernadas
Dia 20 – Noite de Fados: Grupo de Fados da Vila

Setembro


Dia 08 – Tertúlia: O Panorama da Cultura: Realidades e Desafios
Dia 16 – Tertúlia: 100 anos do Jantar Comemorativo do Descanso Convencional  
Dia 17 –  Concerto: Samuel Úria
+ setembro – Visitas Guiadas Educativas | Workshop de Escrita Criativa

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70