UMinho acolhe debate sobre empregabilidade para a inclusão
A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho acolhe esta quarta-feira, dia 10, a open talk “Empregabilidade para a inclusão: sustentabilidade e responsabilidade social”, a partir das 10h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga.
A sessão de abertura conta com representantes do Instituto de Segurança Social, da União das Misericórdias e IPSS, do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da EEG. Às 10h30 decorre a mesa redonda “Economia circular: oportunidades e desafios”, com João Menezes (Business Council for Sustainable Development), Jorge Araújo (Centro para a Valorização de Resíduos), Pedro Norton (GreenFest), Filipa Gouveia (Circular Economy Club) e Sílvia Sousa (EEG). Segue-se um momento cultural da Plataforma Mosaico.
Às 14h30, a mesa redonda “Práticas de empregabilidade e inclusão” junta Mariana Eugénio (Centro Social de Soutelo), Vitor Torres (Delta Cafés), João Queiróz (Fundação Aga Khan), Maria do Carmo Pinto (Programa Incorpora) e Carlota Quintão (Just Green - A3S). A sessão de encerramento é às 16h00, com o professor João Cerejeira, da EEG, a proferir a palestra “Que futuro para a sustentabilidade ambiental e emprego inclusivo?”.
A iniciativa cabe à Segurança Social de Braga e 16 projetos do distrito integrados no Programa CLDS 4G, tendo a parceria da EEG, no âmbito do seu Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais EEGenerating Skills.
O evento pretende motivar e inspirar para a ação num momento de rutura planetária e crise ambiental, através de uma conversa livre sobre experiências e ideia(i)s que abram caminhos para um futuro da responsabilidade de cada um e da comunidade, aprofundando um modelo de desenvolvimento sustentável que ligue o emprego, a inclusão e o ambiente. Os destinatários são empresários, estudantes, profissionais do setor social, empreendedores e demais interessados no tema.