skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 março 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

UMinho celebra 51 Anos com cerimónias, premiações e concertos

Redação
Educação \ quinta-feira, fevereiro 13, 2025
© Direitos reservados
A Universidade do Minho comemora 51 anos com uma sessão solene no dia 17 de fevereiro, em Braga, e dois concertos abertos ao público, destacando-se homenagens e apresentações musicais.

A Universidade do Minho assinala o seu 51.º aniversário na próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, com uma sessão solene no Salão Medieval da Reitoria, em Braga, a partir das 10h30. O evento será transmitido simultaneamente no YouTube e Facebook.

A cerimónia conta com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, antigo docente da Escola de Economia e Gestão, bem como do presidente do Conselho Geral da UMinho, Alberto Martins, do reitor, Rui Vieira de Castro, e do presidente da Associação Académica, Luís Guedes. O programa inclui o tradicional cortejo académico, a entrega de medalhas e diplomas, a atribuição do título de professor emérito a Fernanda Proença, Leandro Almeida e Licínio Lima, e a distinção com o Prémio de Mérito Científico e, pela primeira vez, o Prémio de Mérito na Docência.

O evento será ainda marcado por momentos musicais proporcionados pelo Coro Académico da UMinho e por um Ensemble de Metais do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas.

As celebrações incluem também dois concertos abertos ao público. O primeiro acontece no dia 15 de fevereiro, às 21h30, na Igreja de São Francisco, em Guimarães, e o segundo realiza-se no dia 17, às 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, em Braga.

Os espetáculos serão interpretados pelo Coro e Orquestra do DM-ELACH, sob a direção musical de Vítor Matos e a direção coral de Vítor Lima. As apresentações contam ainda com a participação dos solistas Marina Pacheco, Fábio Furia e Job Tomé. O repertório inclui obras dos compositores argentinos Astor Piazzolla e Luis Bacalov.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #92