skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

UMinho lança mais de 100 cursos pós-graduados com financiamento do PRR

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, junho 09, 2022
© Direitos reservados
Do ambiente à engenharia civil, passando pela “transição digital”, cursos do projeto Aliança, desenhados com empresas da região, vão ser lançados até 2026, disponibilizando 2.730 vagas.

A Universidade do Minho (UMinho) vai lançar um portefólio de 112 cursos de pós-graduação, desenhados em estreita cooperação com empresas da região, com o objetivo de promover a atualização e requalificação de competências valorizadas no mercado de trabalho. Esta é uma das medidas que faz parte do projeto “Aliança de Pós-Graduação – Competências para o Futuro”, aprovado com financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informou esta quinta-feira a instituição de ensino superior.

Os 112 cursos serão lançados gradualmente até 2026 com um total de 2730 vagas e 13409 horas letivas. De curta-duração, não-conferentes de grau mas creditados, estes cursos destinam-se a diplomados que procurem especializar-se ou atualizar conhecimentos em oito grandes domínios designados de Programas Educacionais: “Gestão e Inovação Empresarial”, “Arquitetura e Ambiente Construído”, “Comunicação, Cultura, Sociedade e Inclusão”, “Engenharia e Indústria Transformadora”, “Proteção Social e Integração”, “Saúde e Bem-Estar”, “Sustentabilidade Ambiental e Gestão do Território” e “Transição Digital”.

Em 2022, a abertura dos cursos será gradual e, nos próximos dias, terá início o período de candidaturas para o Curso de Formação Especializada em Tecnologia de Fachadas e Envolventes de Edifícios (com 20 vagas disponíveis). Este primeiro curso é lançado em parceria com a empresa Bysteel/DST, uma das 74 empresas que integram o projeto Aliança.

“O investimento neste tipo de formação orientada para a atualização e requalificação dos trabalhadores, de equipas de gestão, ou de desempregados, é de crucial importância para o desenvolvimento económico e social do país sobretudo em período pós-pandemia”, afirma Guilherme Pereira, pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais e coordenador do projeto “ALIANÇA de Pós-Graduação”.

 

Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Azurém

Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Azurém

 

Cerca de 80 empresas e instituições parceiras

Os cursos foram desenhados a partir de um conjunto de parcerias estabelecidas com cerca de 80 empresas e organizações públicas. Trata-se de uma lista de parceiros estratégicos da ALIANÇA, em permanente expansão, que contribuirá com recursos humanos qualificados no processo de ensino, com o desenvolvimento de atividades de formação centradas em contextos profissionais, com a frequência dos cursos por parte dos colaboradores e com a abertura de oportunidades de emprego para os estudantes, lê-se.

Está também previsto o investimento em novas abordagens educativas, transversais a toda a instituição, que visam contribuir para o sucesso dos estudantes, sua  empregabilidade e preparação para uma carreira de futuro, bem como para a melhoria das instalações pedagógicas, aumentando a segurança, o conforto e a usabilidade para comunidade académica, juntamente com uma grande aposta na da melhoria da infraestrutura tecnológica, garantindo a sua atualização e uma adequada resposta ao aumento acelerado das necessidades digitais na UMinho.

 

Também há bolsas de estudo

O Aliança prevê atribuição de bolsas de estudo, partindo do “mérito como critério para a decisão sobre o montante a atribuir a cada estudante”. Os apoios estarão indexados à classificação final que vierem a obter. Os 20 % de melhores alunos recebem um 100% do valor da taxa de frequência definida, os 30% de alunos que se seguem arrecadam 75% do quantia anual que pagam e os restantes 50% contam com metade da quantia a despender para frequentar o curso.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: