
UModa celebra 10.ª edição com “Crónicas” no Teatro Jordão a 6 de junho
Organizado pelos alunos do Mestrado em Design de Comunicação de Moda da UMinho, o UModa é o evento que apresenta as coleções dos finalistas de Design e Marketing de Moda, com o objetivo de dar visibilidade aos novos talentos junto da comunidade e do mercado. Este ano, o evento assume um caráter especial ao celebrar uma década de existência com uma edição fora do campus, escolhendo como palco o emblemático Teatro Jordão, no átrio das salas de bandas de garagem.
Com o tema "Crónicas", a edição de 2025 propõe uma reflexão visual e sensorial sobre a condição humana e as suas identidades fragmentadas. As cinco coleções, "Eco de Mim", "Under The Rug", "The Whistle of Betrayal", "Aflar" e "Vozes do Destino" , exploram temas como o "overthinking", a culpa, o karma e a fragilidade da memória coletiva. Segundo a organização, cada peça é "uma pergunta sem resposta" e cada coleção representa "um fragmento do agora".
O evento conta com o apoio dos docentes da licenciatura e do mestrado e com o envolvimento da instituição.