skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Unanimidade e aclamação ao “legado na nossa história” de Francisca Abreu

Bruno José Ferreira
Política \ quinta-feira, dezembro 16, 2021
© Direitos reservados
Grande Auditório do CCVF passará a ter o nome da ex-vereadora da cultura. Vereação unânime quanto ao "legado" histórico de uma figura que "está ligada a momentos importantes da cidade".

A proposta da Câmara Municipal de Guimarães de homenagear Francisca Abreu, atribuindo o seu nome ao Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, mereceu unanimidade na votação e aclamação por parte dos vereadores municipais.

Ricardo Araújo foi o porta-voz da oposição, subscrevendo a proposta do município. “Associamo-nos a esta homenagem digna e justa a uma grande mulher de Guimarães”, disse o vereador. “Tive grandes divergência políticas e públicas. Mas, reconhecemos a grandeza e exemplo de participação pública e política, de dedicação à sua terra e à cultura. Faz dela uma das figuras centrais da cultura vimaranense no final do último século e no início deste século. Deixou um legado na nossa história. É uma forma muito bonita de a homenagear”, frisou.

Por sua vez, Paulo Lopes Silva, atualmente com a pasta da cultura, corroborou esta opinião, relembrando a participação da ex-vereadora em momentos como a Capital Europeia da Cultura ou a classificação do Centro Histórico de Guimarães como Património Mundial da UNESCO. “Está ligada a momentos importantes da cidade”, sublinhou, dizendo que ao assinalar dez anos da Capital Europeia da Cultura em Guimarães será “um primeiro momento simbólico” de homenagem.

De resto, o vereador adiantou que a celebração destes dez anos será feita como um “momento de reflexão sobre estes dez anos e sobre que cidade queremos ser para o futuro”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: