skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
02 julho 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Universidade do Minho apresenta projeto MarUMinho esta quarta-feira

Alberto Couto
Cultura \ terça-feira, julho 01, 2025
© Direitos reservados
Universidade do Minho promove projeto de ciência marinha e inovação sustentável do Litoral Norte. Sessão decorre às 11h30 de amanhã na Reitoria, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O programa MarUMinho – Investigação Multidisciplinar em Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade do Minho – vai ser oficialmente apresentado esta quarta-feira, dia 2 de julho, às 11h30, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga.

A sessão é de entrada livre e conta com a presença de António Feijó e António Cruz Serra, da Fundação Calouste Gulbenkian, entidade financiadora do projeto, bem como do reitor da universidade, Rui Vieira de Castro, e do investigador responsável, Eugénio Campos Ferreira.

O MarUMinho é um programa de investigação e desenvolvimento (I&D) que reúne quatro unidades da Universidade do Minho: Escola de Engenharia, Escola de Ciências, Escola de Economia, Gestão e Ciência Política, e o Instituto I3BS. O objetivo é impulsionar a investigação científica e a inovação tecnológica em torno do mar, com enfoque no desenvolvimento sustentável do Litoral Norte.

O projeto organiza-se em seis linhas temáticas estratégicas: Biotecnologia azul e biorrecursos marinhos sustentáveis, Observação e monitorização do litoral, Interfaces costeiras, Poluição por (micro)plásticos, Sustentabilidade e inovação estrutural, e (Bio)Economia azul. Pretende-se encontrar soluções inovadoras para desafios ambientais, económicos e sociais da região, desde a conservação dos ecossistemas até à mitigação de impactos ambientais.

Uma das vertentes estruturantes do MarUMinho é a criação de um Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha, a instalar em Apúlia, em colaboração com a Câmara Municipal de Esposende. Esta infraestrutura reforçará a investigação aplicada e a transferência de conhecimento, consolidando a UMinho como referência nacional na gestão sustentável dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124