
Universidade do Minho apresenta relatório de sustentabilidade 2023
A Universidade do Minho (UMinho) apresentou o Relatório de Sustentabilidade 2023 (RSUM23), reforçando o seu compromisso com práticas sustentáveis e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
De acordo com a universidade, o documento, o sétimo publicado pela instituição desde 2010, "marca a renovação do compromisso da UMinho com as práticas sustentáveis" e apresenta indicadores de desempenho ambiental, sociais, económicos e culturais, além de uma reflexão sobre a atividade da universidade na perspetiva dos ODS.
Segundo os dados do relatório, registaram-se avanços em áreas-chave, como a redução de 5,8% nas emissões diretas de carbono e o aumento da geração de lucro. No entanto, o documento também identifica "desafios importantes na gestão de recursos e resíduos", sublinhando a necessidade de intensificar os esforços para melhorar a eficiência operacional e ambiental.
A UMinho destaca ainda os projetos interdisciplinares desenvolvidos em parceria com diversos setores, que procuram integrar soluções sustentáveis, e as ações de sensibilização destinadas a promover a consciencialização social e práticas que reduzam custos e consumos.
Segundo o relatório, "os dados apresentados refletem o impacto positivo das ações da Universidade, sempre alinhadas com os ODS da ONU", salientando que o processo de sustentabilidade é contínuo.
A instituição anunciou que o Relatório de Sustentabilidade de 2024 já está em fase avançada de elaboração e integrará mais informação no âmbito das convenções internacionais do setor.