skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

UNU-eGOV lança concurso de desenho e pintura para celebrar 10.º aniversário

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, dezembro 07, 2023
© Direitos reservados
Criado em 2014, o polo de Guimarães da Universidade das Nações Unidas realça que as propostas devem representar a missão e os valores daquela unidade dedicada à melhoria de políticas públicas.

A Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-eGOV) lançou o concurso de desenho e pintura "UNU-EGOV Art Challenge" no âmbito das comemorações do 10.º aniversário daquele polo, que se assinala a 23 de maio de 2024.

O desafio é lançado a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal, nomeadamente aos artistas, autodidatas, estudantes de Belas Artes e amantes da pintura e desenho, e tenciona distinguir as obras que melhor representem os valores e a missão da UNU-eGOV, lê-se no comunicado da instituição.

“Este concurso representa um sinal de abertura e aproximação da UNU-eGOV à sociedade, premiando a arte e os artistas. É uma das muitas iniciativas que iremos promover até ao dia do nosso aniversário, a 23 de maio de 2024, de âmbito regional, nacional e internacional e tentando chegar a diferentes públicos, desde o meio académico ao público geral”, destaca Delfina Soares, diretora da UNU-EGOV, citada pelo comunicado.

As propostas devem ter por base a missão da UNU-EGOV enquanto centro de investigação, consultoria e formação focado na utilização de tecnologias digitais para melhorar e apoiar a governação e as políticas públicas, tendo em vista o desenvolvimento económico e social sustentável, a inclusão social e a cidadania ativa. As propostas devem ainda respeitar e inspirar-se nos princípios gerais contidos na Carta da Organização das Nações Unidas e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Serão premiadas as três obras mais bem classificadas pelo júri, com prémios no valor de 1.000 euros (1.º prémio), 500 euros (2.º prémio) e 250 euros (3.º prémio), que juntamente com outras obras selecionadas serão integradas numa exposição pública a realizar no próximo ano.

As propostas podem ser apresentadas a título individual ou em grupo, num máximo de três trabalhos por autor, em qualquer técnica ou estilo, enquadrados nas linguagens de desenho e pintura.

O júri é constituído por Delfina Soares, diretora da UNU-EGOV, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, e Paulo Freire de Almeida, professor associado da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho. A avaliação dos trabalhos concorrentes terá por base a criatividade e a adequação técnica e temática.

A apresentação de propostas decorre até 23 de fevereiro de 2024. Um mês depois, a 23 de março, serão anunciados os resultados do concurso.

Sediada em Tóquio, no Japão, a UNU coordena 13 unidades operacionais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83