Urna cinerária de Burgos é peça do mês na Sociedade Martins Sarmento
O ciclo “Um mês, uma peça”, da Sociedade Martins Sarmento, destaca, no início de 2025, uma urna cinerária oriunda de Poza de la Sal, localidade espanhola na província de Burgos.
Visitável entre terça-feira e domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, o pequeno monumento funerário, datado entre os séculos I e IV d. C., quando a Península Ibérica integrava o Império Romano, foi entregue à instituição vimaranense em 1934, por Júlio Martínez Santa-Olalla, professor de Arqueologia da Universidade de Madrid, e integra, desde então, a coleção do museu de arqueologia.
Teoricamente, o monumento albergava as cinzas resultantes da cremação de um, ou mais, defuntos, embora essa função seja ainda discutida, face à morfologia e dimensões da peça. Pode também ser um monumento que seria colocado sobre a verdadeira urna, ou mesmo sobre uma sepultura de enterramento, hábito que se veio a generalizar com o passar do tempo, indica a SMS, em comunicado.
Bloco de calcário esculpido em forma de casa e cavado no seu interior, que é, assim, oco, a urna tem uma abertura no fundo e assemelha-se à "pedra formosa" de Briteiros. Essa parecença é, contudo, morfológica, apenas e só. No sítio arqueológico de onde provém a peça, no norte de Espanha, foram identificados cerca de 300 objetos idênticos e inventariados cerca de 80.
Ao longo do ano, a SMS vai expor em detalhe mais 11 peças da sua coleção, uma por cada mês.