skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Ainda lá no fundo, Vitória B teve estrela para acabar série de derrotas

Redação
Desporto \ sexta-feira, janeiro 13, 2023
© Direitos reservados
Com parcas ideias depois de se ter visto em desvantagem, a equipa de Álvaro Madureira quebrou o ciclo de desaires e o jejum de golos aos 87 minutos por Felipe Estrella, empatando 1-1.

Os sinais que o Vitória B transmite para o futuro continuam preocupantes – falta de ideias para reagir à desvantagem, circulação de bola inconsequente, a ritmo lento -, mas a equipa de Álvaro Madureira teve um último assomo de pontaria para quebrar o ciclo de oito derrotas na Série A da Liga 3 e também o jejum de golos que subsistia nas últimas três partidas.

Ao minuto 87, num lance de insistência ofensiva, Felipe Estrella rodou o corpo para rematar cruzado, sem hipóteses de defesa para Danny Carvalho; a bola tabelou ainda no poste esquerdo antes de entrar. Estava feito o 1-1 com que viria a terminar o encontro da 14.ª jornada, realizado esta sexta-feira, no Estádio Municipal das Laranjeiras.

O jogo encaminhava-se para ser descrito em duas partes, mas é mais preciso que o seja em três: uma primeira com 22 minutos, disputada a ritmo baixo, com o Vitória B a circular a bola no meio-campo adversário, embora sem perigo para a baliza de Danny Carvalho; uma segunda disputada a ritmo baixo, com circulação de bola inconsequente do lado vitoriano e esporádicos contra-ataques com perigo do Paredes até ao golo vitoriano, quando pouco do que se via em campo o fazia prever; e uma terceira mais aberta, com duas equipas a tentarem chegar-se à frente, com o Paredes mais bem sucedido nesse esforço, mas sem qualquer oportunidade para voltar à dianteira.

Com Ricciulli e Ni em vez de Tounkara e de Afonso Freitas na defesa, e ainda Geovani a ocupar o lugar de Alberto Soto na ala esquerda, o Vitória B deu, ao início, um sinal de que queria mandar no jogo, circulando a bola no meio-campo adversário, com Zinovich como pêndulo. A circulação era lenta, contudo, e apenas Ni, num cabeceamento aos seis minutos, ameaçou colocar os vitorianos na frente do marcador.

Recuado nos minutos iniciais, o União Paredes marcou quando subiu pela primeira vez à área vimaranense: Tavares ganhou a Geovani no meio-campo, entregou a Baba Zakari na direita, que, por sua vez, abriu para o remate de Francisco Afonso; a bola do lateral direito tabelou em Ni e enganou Rafa, beijando o fundo das redes.

O golo paralisou os comandados de Álvaro Madureira: toda a apetência para pelo menos ganhar duelos no meio-campo desapareceu, o que facilitou sobremaneira a tarefa a um Paredes em vantagem. O lance mais perigoso até ao intervalo foi o de Silas, com a bola a tabelar novamente em Ni, mas a sair pela linha final.

Na segunda parte, a história repetiu-se, mas a partir do minuto 75, o Paredes abdicou de jogar, remetendo-se à sua área. Apesar do deserto de ideias na manobra ofensiva, o Vitória B acercou-se do último reduto paredense e o empate acabou por surgir.

A equipa de Álvaro Madureira continua à mesma no 12.º e último lugar, com cinco pontos, a sete do penúltimo, Fafe. Na 15.ª jornada, recebe o Montalegre. O duelo está marcado para as 15h00 de sábado, 21 de janeiro.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: