skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vai ser mais fácil para os artistas de rua mostrarem-se em Guimarães

Redação
Cultura \ terça-feira, maio 03, 2022
© Direitos reservados
Projeto de animação cultural “Às Ruas! Por 3” vai permitir a ocupação gratuita do espaço público até três dias. Iniciativa, diz o município, vinha sendo trabalhada desde 2020.

Vai ser mais fácil para artistas de rua mostrarem a sua arte em Guimarães. Isto porque está aí o projeto de animação cultural “Às Ruas! Por 3”, que vai permitir a ocupação gratuita do espaço público até três dias, num máximo de 3 m2 por artista de rua.

As alterações permitirão que animadores de rua "possam desenvolver a sua atividade artística, gratuitamente, durante três dias por mês, sendo que o custo de cada dia adicional é meramente simbólico". Sofia Ferreira, vereadora responsável pelos Serviços Urbanos, referiu que a alteração ao regulamento de ocupação do espaço público tem vindo a ser trabalhada desde 2020, em articulação com a Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Guimarães.

O vereador da cultura, Paulo Lopes Silva, considera também que este é "um passo importante para a dinamização cultural do espaço público vimaranense". O socialista lembrou ainda a crescente procura turística e a forma como esta iniciativa pode dinamizar a fruição dos espaços.

Ao abrigo do novo regulamento, as atividades culturais e artísticas entendidas como animação de rua são as que proporcionam entretenimento como cantar, recitar, dançar, representar e tocar instrumentos musicais; homem-estátua, mimo, manipulação de marionetas e atividades de índole circense; artes plásticas e desenho/pintura. Não são consideradas animações de rua as atividades de comércio, de angariação de fundos, de propaganda política, religiosa ou de outra índole, de tarot, de leitura na mão, de massagens ou qualquer outro tipo de manipulação física, de prospeção de mercado, de recolha de elementos para fins estatísticos, rastreios diversos, ou o ato de mendigar. Para obter a devida autorização, o animador deverá preencher um formulário de requisição, com 10 dias de antecedência sobre a data da atuação.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: