skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
06 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vasco Botelho da Costa: “É muito especial jogar contra o Estoril Praia”

Redação
Desporto \ sábado, dezembro 06, 2025
© Direitos reservados
Treinador do Moreirense vai reencontrar clube da localidade onde cresceu e no qual trabalhou entre 2018 e 2022. Mostrar atitude competitiva e recuperar consistência são prioridades para domingo.

Na hora do apito inicial de Hélder Malheiro, este domingo, pelas 15h30, Vasco Botelho da Costa vai “ligar o chip do jogo” e encarar o adversário com a competitividade que nunca o abandona. Esse adversário é, todavia, o Estoril Praia, clube da localidade onde cresceu, onde ainda tem residência e no qual trabalhou entre as temporadas 2018/19 e 2021/22, tendo-se sagrado bicampeão da Liga Revelação, em sub-23. Prestes a rever amigos, o treinador de 36 anos mostra-se feliz por rever os canarinhos ao serviço do Moreirense, um clube que o “acolheu de forma incrível”.

“Sei que os adeptos têm ótima relação e se dão muito bem, porque lembro-me de ver os jogos do Estoril e de ver os convívios entre os adeptos do Estoril e do Moreirense. Nada me alegra mais do que voltar com o símbolo do Moreirense ao peito, porque é também um clube especial e que estou a aprender a gostar cada vez mais e onde somos extremamente felizes e bem tratados. Vai ser especial, mas é um jogo que queremos ganhar, porque quem me conhece sabe que essa competitividade nunca desaparece”, disse, na conferência de imprensa de antevisão ao desafio da 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Vasco Botelho da Costa reconheceu que o jogo foi “difícil de preparar”, uma vez que a formação azul e amarela já apresentou “muitas e diferentes dinâmicas” e obriga os seus pupilos a terem “diferentes soluções no bolso”. Embora os aspetos táticos sejam relevantes, o treinador chama a atenção para a “atitude competitiva”, lembrando o jogo anterior, com o Famalicão.

“Queremos muito voltar a ganhar, queremos ser muito mais o Moreirense da segunda parte do que propriamente o Moreirense da primeira parte com o Famalicão. Falámos também sobre o jogo, obviamente. Também temos direito ao nosso dia mau, que nem acho que tenha sido um dia mau, foi uma parte má. E, portanto, queremos voltar à consistência a que nos habituámos”, realçou.

O Moreirense quer, por isso, ser uma equipa pressionante, com bola, sem se esquecer de que o Estoril também o vai querer fazer, tal como já aconteceu no Estádio do Dragão, onde foi derrotado por 1-0, na ronda anterior. “Estamos conscientes para o valor da equipa do Estoril, não tenho a mínima dúvida. Ao longo de toda a semana trabalhamos sobre isso. Mais do que a questão coletiva, que é uma questão de poder acontecer muita coisa, individualmente tem jogadores de muita qualidade”, reconheceu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #128 - Os representantes do município nas cooperativas