skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
02 janeiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vasco Botelho da Costa: “Queremos ao máximo voltar às vitórias”

Redação
Desporto \ sexta-feira, janeiro 02, 2026
© Direitos reservados
Técnico do Moreirense alerta que o AVS é difícil de avaliar, após a recente mudança de treinador, com estatura elevada e extremos explosivos. Treino aberto serviu para reforçar ligação aos adeptos.

Após o treino aberto com que o Moreirense FC brindou os cerca de 150 adeptos que se deslocaram ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na tarde de frio com que 2026 principiou, Vasco Botelho da Costa projetou a deslocação ao vizinho AVS, referente à 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, e adiantou que o plantel está apostado em encerrar uma série de cinco jornadas sem triunfos, mas sem olhar à classificação do oponente – ocupa o 18.º e último lugar, com quatro pontos, e volta ao seu estádio após perder por 2-0 no reduto do líder FC Porto.

“Foi uma pausa que nos acabou por fazer bem, onde apanhámos três das equipas mais fortes do campeonato”, começou, lembrando o facto de os cónegos terem adiado a receção ao Tondela, da 16.ª jornada, para 11 de janeiro. “A equipa não baixou significativamente a nível exibicional. Foi mais nos resultados. Queremos ao máximo voltar às vitórias. Não é fácil de avaliar o que pode fazer com o novo treinador, porque mudou de treinador recentemente. O jogo do Dragão não é representativo do que pode fazer”, disse o treinador.

O timoneiro da formação verde e branca realçou que todos os jogos na elite do futebol luso são difíceis, embora por motivos diferentes. “Há jogos onde o maior desafio é tático, outros onde é físico, outros onde é motivacional. Temos de criar condições para vencer qualquer adversário. Foram muito poucos os jogos onde não mostrámos condições para discutir o jogo”, acrescentou.

Convencido de que o AVS está mais unido e estável do que noutras fases da temporada, Vasco Botelho da Costa avisou que a formação treinada por João Henriques alertou que o oponente de sábado à noite é uma “equipa perigosíssima”, com jogadores de estatura elevada que obrigam os adversários a estarem atentos nas bolas paradas, e “extremos explosivos”, que exploram as costas da defesa adversária.

À espera de “dotar o grupo de mais e melhores armas” no mercado de inverno, o treinador enalteceu ainda o treino aberto no primeiro dia de 2026, iniciativa inédita por parte do emblema cónego. “Nós jogamos para os nossos adeptos. Os clubes são os adeptos, são as pessoas. Quando me falaram na oportunidade de lhes abrir portas, dei um sim instantâneo. São muito importantes para nós. Têm sido um apoio muito significativo. A alegria de ver o Moreirense jogar vai crescendo. Apelamos a que, na Vila das Aves, aqui perto, estejam uma vez mais connosco", referiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia