skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vem aí a 9, a Revista de Guimarães para os mais novos.

Pedro C. Esteves
Cultura \ segunda-feira, dezembro 19, 2022
© Direitos reservados
Está a chegar uma revista “inclusiva” e dedicada ao público infantojuvenil para dar a conhecer o património material e imaterial de Guimarães.

A 9 | Revista de Guimarães Júnior, complemento à emblemática Revista de Guimarães, que acompanha a Sociedade Martins Sarmento praticamente desde a sua fundação, estará disponível em março de 2023.

A data escolhida não é por acaso. A 09 de março, data em que a Sociedade Martins Sarmento celebra o aniversário do seu patrono, acontece a tradicional sessão solene de entrega de prémios escolares. Para além disso, esta revista de periodicidade anual celebra também personalidades – e 2023 é o ano em que Joaquim Santos Simões faria 100 anos. “Foi o culminar de vários fatores, mas a ideia de fazer a revista já existia previamente”, explica ao Jornal de Guimarães Carina Silva, da equipa responsável por coordenar a edição.

“Com esta iniciativa, espera-se que os participantes selecionem um bem patrimonial com o qual se identifiquem ou tenham uma ligação afetiva, produzindo uma crónica ou uma ilustração onde se destaque o seu olhar único”, explica o regulamento da 9 | Revista de Guimarães Júnior.

A ligação à Revista de Guimarães está sempre presente e quer-se, com a 9, apelar ao público mais jovem, das escolas, através de linguagem “mais apropriada às novas gerações”, refere Carina Silva. O objetivo é cativar e rejuvenescer o público para quem fala a revista publicada desde 1884.

A Sociedade Martins Sarmento quer que o público escolar “participe ativamente na construção” da revista, para fomentar a observação do mundo que rodeia os mais novos “com um olhar curioso, crítico e criativo”.

A participação está aberta a todos os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade e há dois concursos abertos:  cronista júnior e ilustrador júnior. O regulamento está disponível online. Os trabalhos premiados vão ser publicados na primeira edição.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: