skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

“Vem ser Bombeiro”: nova escola arranca em outubro nos Bombeiros Guimarães

Redação
Sociedade \ quarta-feira, setembro 20, 2023
© Direitos reservados
Bombeiros de Guimarães desafiam os jovens a tonarem-se soldados da paz. No próximo mês arranca mais uma escola para formar novos bombeiros.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães estão a promover uma nova campanha com o intuito de angariar jovens voluntários para as suas fileiras, sendo eu a nova escola arranca em outubro.

Nesse sentido, “a corporação convida todos os jovens com idades entre os 18 e os 45 anos a ingressar na próxima escola de bombeiros, que vai decorrer a partir do próximo mês de outubro”.

Tendo como slogan “Vem ser Bombeiro/a”, esta campanha pretende mostrar que “que qualquer jovem, de ambos os sexos, pode abraçar a nobre causa de ser bombeiro ou bombeira”, podendo as inscrições ser feitas por telefone (918 739 609) ou nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

“Esta é mais uma oportunidade para todas e todos os jovens interessados se juntarem à nossa família e poderem abraçar uma carreira simultaneamente desafiante e aliciante. Todos são sempre muito bem-vindos à nossa família e todos desempenham tarefas extraordinárias, que podem fazer muita diferença na nossa sociedade”, dá conta João Pedro Castro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.

“A formação de novos bombeiros garante a continuidade do bom serviço continuamente prestado pela nossa corporação, enriquece também todos os participantes e a nossa sociedade”, complementa o Comandante Bento Marques, acrescentando que ser bombeiro voluntário “pode também ser uma aposta no futuro, através de uma formação contínua e enriquecimento de competências, que abrem novas perspetivas profissionais aos jovens candidatos”.

Além disso, os bombeiros voluntários usufruem de vários direitos e regalias, de que são exemplos, na área da Educação, o reembolso de propinas e taxas de inscrição e justificação de faltas, a isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, o direito a um regime social próprio, o regime de Seguro Social Voluntário ou o aumento em 15% do tempo de serviço para efeitos de aposentação, com bonificação das pensões.

Os interessados devem cumprir requisitos como:

  • Idade 18 aos 45 anos de idade
  • Escolaridade mínima obrigatória
  • Robustez física e psicológica para o desempenho da função de Bombeiro, comprovada por atestado médico;
  • Espírito de equipa
  • Espírito de entreajuda
Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73