skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
17 setembro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vereadora incentiva vimaranenses a usar transporte público no fim de semana

Tiago Mendes Dias
Política \ quinta-feira, setembro 17, 2026
© Direitos reservados
Agradada com a utilização dos autocarros nas anteriores ocasiões em que foram gratuitos, Vânia Dias da Silva apela a essa utilização na Semana Europeia da Mobilidade. Gratuitidade regular em estudo.

A Semana Europeia da Mobilidade, período em que os transportes públicos operados pela Guimabus e pela Ave Mobilidade são gratuitos, deve ser uma ocasião para os vimaranenses experimentarem e aproveitarem esse meio de transporte, defendeu Vânia Dias da Silva nesta quarta-feira, à margem da apresentação da viagem de 1.300 quilómetros Guimarães-Sagres-Guimarães, organizada pela Associação Portuguesa de Veículos Elétricos, em curso nesta quinta-feira.

“Entre 16 e 21 de setembro, todos os transportes públicos são gratuitos. Todo o cidadão que precise de se deslocar em Guimarães poderá entrar, tendo ou não passe. É-lhe dado um ticket para controlo nosso e contabilização. Pode entrar e sair gratuitamente em todos os transportes públicos do concelho”, esclareceu.

O fim de semana é um período em que a utilização dos autocarros, todos eles elétricos, pode ser ainda mais útil, face aos constrangimentos de trânsito previstos, face ao encerramento da ala superior do Toural e da rua de Santo António, para a realização de várias atividades no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, e à realização do dérbi Vitória – Moreirense, às 15h30 de domingo, para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic de futebol.

“Vamos ter a parte de cima do Toural e a rua de Santo António fechadas, sem prejuízo de se poder aceder, pela rua Val de Donas, ao parque de estacionamento da rua de Santo António. Por isso, o trânsito ficará um bocadinho mais condicionado no sábado, no domingo e na segunda-feira. Logo, todas as pessoas que queiram vir ao centro da cidade vão ter mais dificuldades. Se usarem o transporte público, podem usá-lo de forma cómoda, sem filas. Estar desesperado numa fila de carros é muito irritante", acrescentou.

 

Alargamento de horários e gratuitidade em estudo

A responsável municipal pelo pelouro da mobilidade tece um balanço positivo das ocasiões anteriores em que a empresa Guimabus, à qual a Câmara Municipal garantiu a concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros no concelho até 31 de dezembro de 2031, circulou com entrada gratuita no concelho – abertura da Capital Verde Europeia, em janeiro, Festa da Primavera, em abril, Noite Branca, em julho, ou Gualterianas, entre o fim de julho e o início de agosto.

“Aos pouquinhos, os cidadãos estão a aderir à mobilidade elétrica através do transporte público. Isso é, obviamente, muito importante. Isso permite trazer menos carros para a cidade e que, de forma simples e gratuita, os cidadãos se possam deslocar por todo o concelho”, referiu.

Vânia Dias da Silva reconhece, porém, que há trabalho a fazer para melhorar o serviço, no que respeita ao alargamento da rede pública de transporte coletivo, quer de rotas, quer de horários, e também à implantação da gratuitidade regular e universal do serviço.

“Há horários em que algumas freguesias não são muito bem servidas, especialmente nas pontas da manhã e no fim do dia, e também aos fins de semana. Espero, entre janeiro e fevereiro do próximo ano, ter isso já implementado. A gratuitidade também é uma dessas circunstâncias. Estamos a trabalhar para que, durante o próximo ano, desejavelmente, possamos implementar a gratuitidade do transporte público em Guimarães", adiantou.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo