skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vimágua substitui 550 metros de rede e instala 40 ramais em Candoso

Redação
Sociedade \ quarta-feira, dezembro 06, 2023
© Direitos reservados
Investimento de 55 mil euros dotará a redes de água de melhores condições. Estão também a ser instalados 298 painéis solares no reservatório de Guardizela.

A Vimágua, empresa de saneamento e de água de Guimarães e Vizela, está a levar a cabo uma empreitada de substituição de redes de abastecimento de água, na União de Freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos.

Esta obra significa a substituição de 550 metros de redes de abastecimento de água e também a instalação de 40 ramais de ligação de água, num investimento de 55 mil euros na Rua de Vista Alegre e a Rua Luís Loureiro.

A intervenção em curso terá a duração e sensivelmente 120 dias, sendo que o sistema público gerido pela Vimágua compreende já mais de 1361km de condutas às quais estão associados 50 reservatórios de água potável.

“Assim, para conseguirmos garantir a continuidade, a fiabilidade e a qualidade do serviço de fornecimento de água, o que é crítico para o quotidiano das pessoas e para o desenvolvimento das atividades económicas, é forçoso renovar a rede, nos locais onde ela apresenta maior número de ruturas e perdas de água, as quais resultam do desgaste natural das condutas, ramais, válvulas e outros equipamentos”, dá conta a empresa.

Com uma “elevada extensão de rede, que é superior ao dobro da distância entre Guimarães e o Algarve”, sustenta a Vimágua, é necessário “um rigoroso e complexo esforço, no que concerne às operações necessárias à sua manutenção”.

Noutro âmbito, a Vimágua está a instalar 298 módulos fotovoltaicos, totalizando uma potência instalada de 149 Kw, no reservatório de Guardizela. Na cobertura da câmara de manobras serão instalados 56 painéis, sendo que os restantes 242 serão instalados em estruturas, nos terrenos adjacentes ao reservatório

Esta obra representa um investimento no valor de 141 mil euros e permitirá reduzir as emissões de CO2 em 95 mil kg/ano. A energia produzida pelos painéis, pode ser equiparada àquela que seria necessária para servir 75 habitações.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: