Vimaponto plantou 300 árvores: montanha da Penha mais verde
A Vimaponto, empresa vimaranense de equipamentos e serviços de informática, reuniu este sábado a sua equipa numa manhã diferente, plantando três centenas de árvores autóctones na encosta da Penha, contribuindo assim para o processo de reflorestação da Rota da Biodiversidade, um percurso interpretativo de sensivelmente quatro quilómetros de extensão.
Três dezenas de colaboradores da empresa, apoiados pelo Laboratório da Paisagem e pela Câmara Municipal de Guimarães, desenvolveram esta iniciativa no âmbito do programa “Guimarães mais Floresta”, que arrancou em 2016 e tem como objetivo plantar 30 mil árvores neste espaço.
Foram plantadas três centenas de árvores, medronheiros e pilriteiros, segundo deu conta Ana Pinheira, ecóloga do Departamento da Natureza e Biodiversidade do Laboratório da Paisagem. “Estas árvores são espécies autóctones que já existem na Penha e que fazem parte de um conjunto de árvores sinalizadas para criar um bosque diversificado”, frisou.
Este programa, que tem sido implementado em parceria com empresas, brigadas verdes, comunidade escolar e sociedade civil, tem como objetivo “consciencializar a comunidade para a importância das florestas autóctones”.
Os colaboradores da Vimaponto ajudaram a tornar mais verde a montanha da Penha, pondo então mãos à obra com a plantação de três centenas de árvores. “Estas iniciativas contemplam dois momentos: um momentos de partilha, em que são dadas explicações sobre as necessidades de fazer este tipo de plantações, e depois o momento da plantação em si”, explicou Ana Pinheira.