skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vimaranense Helena Machado recebe Prémio de Mérito Científico UMinho 2022

Redação
Educação \ sexta-feira, fevereiro 18, 2022
© Direitos reservados
"Um nome ímpar na sociologia da genética", a investigadora natural de Fermentões foi galardoada. É doutorada em Sociologia, professora catedrática e presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

A vimaranense Helena Machado, "um nome ímpar na sociologia da genética", recebeu o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho (UMinho). Natural da freguesia de Fermentões, a doutorada em Sociologia, professora catedrática e presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho recebeu este prémio na altura em que a instituição de ensino superior comemora os 48 anos.

"É uma grande alegria. Sinto honra e gratidão, porque a Universidade do Minho criou-me as condições para eu ter liberdade para escolher os temas. Eu sou devedora dessa liberdade que a universidade concede aos seus investigadores. É uma alegria para mim, para o ICS e para as pessoas com quem trabalho", explicou aos canais de informação da universidade.

Com a vida "entre Guimarães e o local de trabalho, no campus de Gualtar, em Braga", Helena Machado tornou-se uma socióloga especializada em estudos sociais da ciência e tecnologia, num trabalho de investigação que é interdisciplinar, com enfoque nas relações entre genética e sociedade.

Nos últimos anos, o seu trabalho tem-se focado em estudar as bases de dados genéticos associados a registos criminais, do ponto de vista da sociedade da vigilância. "Ou seja, como pode esta informação servir políticas securitárias, mas podendo criar e reforçar desigualdades sociais ou criar problemas de excesso de controlo, fomentar teorias racistas".

​A Universidade do Minho reconhece anualmente o mérito de um seu Professor / Investigador que se tenha destacado pela sua atividade de investigação, através de um prémio atribuído por ocasião da cerimónia de aniversário. O investigador Fernando Alexandre, do NIPE (Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais) também foi galardoado.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73