skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vimaranense Sérgio Araújo é um dos três portugueses nos tribunais da FIA

Redação
Desporto \ domingo, janeiro 07, 2024
© Direitos reservados
Advogado de Caldas das Taipas foi eleito, em 08 de dezembro, para o Tribunal Internacional e para o Tribunal de Recurso da Federação Internacional de Automobilismo por quatro anos

O vimaranense Sérgio Araújo já está a desempenhar as funções de juiz no Tribunal Internacional da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e no Tribunal Internacional de Recurso, outro órgão ligado à mesma organização federativa, num mandato que se estende desde 01 de janeiro de 2024 até 31 de dezembro de 2027.

A eleição do advogado de Caldas das Taipas foi confirmada em 08 de dezembro, na assembleia geral da FIA, realizada em Baku, no Azerbaijão, com a notificação a ser emitida em 13 de dezembro.

Esses órgãos têm de aplicar as normas disciplinares relativas a toda a atividade da FIA, que inclui o Campeonato do Mundo de Formula 1 e o Mundial de Ralis, com habitual passagem por Portugal e, mais concretamente, pelo Minho.

Membro da Ordem dos Advogados Portugueses desde 2004, Sérgio Araújo, de 45 anos, tem dado apoio jurídico a treinadores, dado conferências em várias pós-graduações de direito e em seminários relacionados com direito do desporto. Atualmente, Sérgio Araújo lidera o departamento jurídico da Associação de Treinadores de Futebol Europeus e integra o departamento jurídico da Associação Nacional de Treinadores de Futebol desde 2009.

Ainda secretário-geral da União de Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos desde 2019, e membro da Associação Portuguesa de Direito Desportivo, com sede em Guimarães, desde 2018, Sérgio Araújo foi presidente da Assembleia de Freguesia de Caldelas entre 2017 e 2021, eleito pelo PS.

A par do advogado de Caldas das Taipas, também o português Fernando Veiga Gomes, de Oeiras, foi um dos 18 juízes eleitos em Baku para os tribunais da FIA. Os órgãos são constituídos por 36 elementos, sendo o Tribunal Internacional presidido pelo outro português nesse elenco, Rui Botica Santos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73