skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória Centenário | Um século a moldar vidas e a representar um território

Redação
Desporto \ quarta-feira, setembro 21, 2022
© Direitos reservados
Vamos percorrer o roteiro dos lugares onde se escreveu a história do Vitória, lembrar alguns dos principais momentos desta cronologia secular e conhecer alguns dos rostos que do clube. Acompanhe-nos.

1922–2022. O Vitória SC completa 100 anos esta quinta-feira, 22 de setembro. Essa é a data oficial da fundação do clube, embora não se saiba ao certo o dia em que deu os primeiros passos como instituição. Formado por um grupo de vimaranenses que, tal como noutras localidades, queriam expressar o gosto pelo futebol, rapidamente o clube extravasou o conceito de coletividade para se transformar num dos baluartes de Guimarães.

Com uma mística diferenciada, assente no voluntarismo de uma massa adepta pronta a fazer o possível (e talvez mais do que isso) a bem do clube, o percurso do Vitória SC nestes 100 anos fez-se, invariavelmente, de milhares de indefetíveis associados numa comunhão ímpar entre o território e o clube – a predisposição para organizarem deslocações, para abdicarem de algumas horas de trabalho por forma a verem a bola rolar ou até para levarem as fábricas a encerrarem em tardes europeias de outros tempos são disso exemplo. “Na derrota ou na glória, terás Guimarães inteiro a puxar por ti Vitória”, entoa-se no hino do clube, composto por Dino Freitas em 1986.

Tendo como símbolo maior o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, tal como esculpido por Soares dos Reis, o emblema do Vitória SC foi desenhado no início da década de 30 por Mário Cardoso, arqueólogo que mais tarde explicou “as cores preta e branca” como princípios de “admissão de todos sem distinção”.

A Taça de Portugal conquistada em 2013 é, até agora, o maior troféu futebolístico do clube que também conquistou a Supertaça em 1988. Junta a estas conquistas Taças de Portugal e títulos de campeão nacional nas modalidades, assim como nas camadas jovens. Um palmarés inegavelmente curto face à expressão que o Vitória SC conseguiu atingir a nível nacional e até internacional, com 100 jogos disputados nas competições europeias.

Nos próximos dias vamos percorrer o roteiro dos lugares onde se escreveu a história do Vitória SC e lembramos alguns dos principais momentos desta cronologia secular, conhecendo alguns dos rostos que, ao longo dos anos, têm trabalhado pelo clube na sombra. Acompanhe-nos.

100 anos em 10 capítulos: momentos que marcam a história do Vitória SC

“Lençóis para bandeiras” a preencher “uma vida vazia sem o Vitória”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: