skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória defronta turcos, lituanos e eslovenos na decisão da Taça Challenger

Redação
Desporto \ quarta-feira, fevereiro 18, 2026
© Direitos reservados
Após vencer o Grupo D da segunda fase, Vitória joga com Enka de Istambul, EVK Zaibas e Branik Maribor no Grupo A da final eight. Técnico Vítor Macedo promete equipa com “coragem, humildade e ambição”.

De regresso ao leque das oito melhores equipas da Taça Challenger, após vencer o Grupo D da segunda fase, disputado na cidade eslovena de Maribor, entre 13 e 15 de fevereiro, a equipa de polo aquático do Vitória já traçou o objetivo para a final eight da quarta prova da hierarquia da European Aquatics, a realizar-se entre 12 e 15 de março, em local ainda a definir.

“Estamos a crescer também a nível europeu, e isso é visível. Portanto, não vamos jogar com medo, mas com coragem, humildade e ambição. Vamos dar o nosso melhor e cumprir a nossa obrigação, que é honrar e dignificar o clube que representamos”, disse o treinador Vítor Macedo, aos meios do Vitória.

O sorteio realizado na segunda-feira ditou que a única equipa portuguesa em competição defronte, no Grupo A, o Branik Maribor, da Eslovénia, o Enka de Istambul, da Turquia, e o EVK Zaibas, da Lituânia, que o timoneiro preto e branco analisou. “Vamos jogar com o Enka de Istambul, que é uma equipa muito forte, conta com internacionais turcos e atletas olímpicos; o Zaibas é da Lituânia e também tem muitos internacionais, além de ter um campeão europeu no plantel; o Branik Maribor também conta com jogadores internacionais e tem um estilo de jogo muito intenso e físico, que nos vai colocar dificuldades”, descreveu.

Os jogos do Grupo A e do Grupo B, que inclui Galatasaray e Heybeliada, da Turquia, e Sliema e San Giljan, de Malta, realizam-se em 12 e 13 de março, seguindo-se, em 14 de março, os jogos de atribuição do sétimo e oitavo classificado, com os últimos de cada grupo frente a frente, de atribuição do quinto e do sexto posto, entre os terceiros classificados, e as meias-finais, opondo o vencedor de cada grupo ao segundo classificado do outro. No dia 15, o jogo de atribuição do terceiro e do quarto lugar antecede a final, que dará a conhecer o sucessor dos neerlandeses do Donk.

O timoneiro vitoriano louvou ainda “a entrega e a resiliência notáveis” que levaram o plantel além das “qualidades técnicas, táticas e físicas” em Maribor, nos êxitos sobre o RD Mouscronnois (18-17) e o Heybeliada (11-9), que valeram o número redondo de 10 triunfos nas competições europeias. “Nesta ronda de qualificação, tivemos dois jogos muito difíceis, que exigiram muito de nós, mas houve momentos em que conseguimos superar-nos verdadeiramente, às vezes mais com o coração do que com a cabeça”, enalteceu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo