skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 janeiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória jura doar parte da receita da UEFA à II Liga se houver novo chumbo

Redação
Desporto \ quinta-feira, janeiro 29, 2026
© Direitos reservados
Depois do chumbo da proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA aos clubes da Segunda Liga na Assembleia Geral de 16 de janeiro, a Liga de clubes volta a reunir em 6 de fevereiro.

O Vitória SC compromete-se a entregar aos clubes da Segunda Liga a parte que lhe cabe no mecanismo de solidariedade da UEFA, caso a distribuição dessa verba pelo segundo escalão volte a ser chumbada na assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional marcada para 6 de fevereiro.

"Na certeza de que o futebol profissional português só pode evoluir, com sustentabilidade, se todos os clubes derem as mãos, o Vitória Sport Clube espera que a próxima Assembleia Geral da Liga Portugal, marcada para o próximo dia 6 de fevereiro, signifique um importante passo em frente. Depois de ter sido reprovada em janeiro uma proposta que previa a distribuição das verbas de solidariedade provenientes da UEFA por clubes da principal liga e do segundo escalão nacional, haverá uma nova votação e o Vitória Sport Clube prontifica-se desde já a distribuir a sua parte caso se verifique um novo chumbo, tanto mais que os clubes da segunda Liga já haviam orçamentado essa receita para esta época", refere o comunicado.

Na assembleia geral de 16 de janeiro, em que o Nacional e o Marítimo estiveram ausentes, a votação dessa proposta coube apenas às sociedades desportivas que disputam a Liga Portugal Betclic, tendo-se registado 12 votos a favor, quatro contra e uma abstenção, não tendo sido contabilizado o voto dos alvinegros do Funchal. Como a percentagem de votos favorável ficou aquém de 75%, fasquia mínima para se obter maioria qualificada, a proposta foi reprovada. 

Convencida de que o plano proposto vai ser aprovado em 06 de fevereiro, a administração da SAD vitoriana apelou, em caso contrário, a que os clubes favoráveis à proposta avancem "para a partilha das respetivas verbas" para apoiarem clubes que não dispõem das mesmas receitas e se deparam com enormes dificuldades na Segunda Liga. 

A proposta em causa contempla a revalidação do modelo de distribuição, ratificada por unanimidade numa assembleia geral decorrida em setembro de 2024, que permitiu a entrega aos clubes da Segunda Liga um valor de 6,1 milhões de euros relativo à época 2024/25, distribuído de forma equitativa por todos, à exceção das equipas B.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia