Vitória perde novamente em Vizela, que foi destino para esquecer em 2022
Lá no longínquo janeiro de 2022, o Vitória SC fez os poucos quilómetros até Vizela para um jogo de má memória. Agora, na cauda do último mês do ano, no mesmo terreno, os conquistadores repetiram a derrota e novo jogo desinspirado. Na 14.ª jornada do campeonato, os vimaranenses foram derrotados por 3-0 e raramente mostraram ideias para inverter o resultado: apesar de um início promissor, a turma de Moreno foi lentamente perdendo fulgor e a capacidade para criar jogo ofensivo. A segunda parte dos visitantes foi mesmo para esquecer.
O Vitória chegou a Vizela respaldado por quatro meses com apenas uma derrota – frente ao Sporting CP, em Alvalade – e por um registo sólido frente aos vizinhos. Para a equipa de Moreno, o cabeceamento quase vitorioso do regressado Maga (4’), na primeira grande oportunidade da partida, parecia indicar um regresso positivo ao campeonato após paragem para o Mundial
Moreno voltava a apostar no sistema de três centrais, com Maga e Hélder Sá nas laterais. O jogo raramente esteve controlado, com as equipas a partirem-se facilmente e a permitirem saídas rápidas. Do lado do Vitória, estas oportunidade de galgar terreno com bola foram aproveitadas por Mikey Johnston – mas com sucesso reduzido.
FC Vizela - Vitória SC Live Score
Os 1200 adeptos vitorianos em Vizela ainda viram Anderson Silva festejar um golo, mas o avançado brasileiro estava mesmo bastante adiantado. A primeira parte aproximava-se do fim, com o mapa da iniciativa dividido. Porém, aos 44’, numa transição ofensiva veloz dos vizelenses, Osmajic entra na área e é derrubado pelo até então intransponível Bamba. Pénalti para o Vizela. Samu bateu e não desperdiçou.
A partida reatou com Janvier em campo. Só que nem houve tempo de reajustar peças e estratégia: uma bola para as costas da defesa vitoriana encontra Samu, que aproveita uma saída em falso de Varela para fazer um chapéu e o segundo para os da casa.
O Vitória perdia critério e o Vizela amontoava chances de golo claras. Para tentar revestir a equipa de alguma lucidez, Moreno escolhia André Silva e Nélson da Luz do banco. Mas o efeito não se fez sentir. O triunfo estava mesmo entregue.
A derrota deixa o Vitória em 6.º lugar, com os mesmos 23 pontos com que entrou na jornada. Na próxima ronda, o jogo é no 'Castelo', frente ao 7.º classificado Rio Ave.