skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

A pontinha de velocidade de Jota e o saber sofrer:duas artes que dão pontos

Tiago Mendes Dias
Desporto \ sábado, fevereiro 11, 2023
© Direitos reservados
Combinação de pleno sentido de oportunidade entre Bruno Varela e Jota Silva valeu o 10.º triunfo do campeonato, e o 10.º pela margem mínima. Desta feita, as ocasiões adversárias foram raras.

Eis a primeira série de três vitórias consecutivas nesta edição da Liga Bwin, a coroar um arranque imaculado de segunda volta, ainda que com traços de sofrimento pelo meio: Jota Silva consumou-a à passagem do minuto 22, quando usou a sua velocidade de ponta para captar o lançamento de 70 metros de Bruno Varela, tocar de cabeça para afastar a bola de Nakamura e ensaiar mais um pique para atirar para o fundo das redes.

Assim se deu o golo que decidiu mais um triunfo do Vitória na Liga Bwin, o 10.º no campeonato. Agora quinta classificada, com 33 pontos, a turma de Moreno voltou a vencer pela margem mínima, tal como nas nove ocasiões que precederam este jogo. O padrão do que tem sido muito do Vitória ao longo do campeonato repetiu-se: adiantou-se cedo no marcador e foi incapaz de fugir à margem mínima, quer por desperdício de oportunidades, quer por recuo das linhas na segunda parte, para fechar a baliza a sete chaves e segurar a vantagem.

Depois de uma primeira parte ainda marcada pela ocasião flagrante que quase valeu o bis a Jota Silva – chapéu a Nakamura, cortado por Pedrão -, o Vitória entregou as despesas da segunda parte ao Portimonense, dominador, sobretudo, entre o minuto 60 e 70. Ainda assim, os homens do Moreno criaram as melhores oportunidades para novo golo no desafio: André Silva rematou ao lado ao minuto 58 e Mikey Johnston falhou aos 89, após jogada individual deliciosa do recém-entrado Nelson da Luz.

Ao quinto minuto de compensação, o árbitro João Pinheiro assinalou o fim do encontro que valeu a subida provisória do Vitória à quinta posição. Os comandados de Moreno têm agora 33 pontos ao fim de 20 jornadas e permanecem nesse lugar pelo menos até segunda-feira, quando o Casa Pia, agora sexto, com 30, visitar o Estádio do Bessa para defrontar o Boavista.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: