Vitória recebido na Câmara: “Guimarães nunca se esquecerá do que fizeram”
Efusivamente festejada há uma semana, em Leiria ou no Toural, a conquista da Taça da Liga ainda reservou uma última surpresa para os cerca de 200 adeptos que se reuniram no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente ao Convento de Santa Clara, edifício-sede dos paços do concelho, para acompanharem a receção da Câmara Municipal ao Vitória SC.
Em vez de subir a uma das varandas para exibir o troféu perante a multidão, o plantel desceu a escadaria do município e saiu pela porta principal, encabeçado pelo capitão Samu, para se encontrar com quem estava na praça. De cachecol ao pescoço na sua maioria, os adeptos acercaram-se dos jogadores com cânticos e telemóveis em punho para captar a taça e os seus protagonistas, em fotografia ou vídeo.
Esse momento de comunhão encerrou uma tarde que começou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a Câmara a receber plantel, equipa técnica e órgãos sociais do Vitória SC para uma cerimónia decorrida em tom celebratório. Último a intervir, Ricardo Araújo enalteceu “cada corrida, cada duelo, cada gesto técnico e cada momento de superação” em que os vencedores da Taça da Liga mostraram ao país o que significa jogar pela camisola preta e branca. “Foram uma equipa que soube resistir, sofrer e vencer. Uma equipa que jogou como Guimarães vive: com orgulho, com coragem e sem pedir licença a ninguém”, frisou o presidente da Câmara.
Ricardo Araújo louvou ainda os jogadores pelo profissionalismo e pela alma numa “noite em que não bastava talento” – a da final vitoriosa perante o Sporting de Braga (2-1) -, o treinador Luís Pinto, que preparou a equipa “não só para competir, mas também para acreditar”, e o presidente do Vitória, António Miguel Cardoso, pela “liderança firme, responsável e ambiciosa”. “Guimarães nunca se esquecerá do que fizeram”, ressalvou.
Ciente de que o inédito troféu é um feito “eterno” na “história coletiva” vimaranense, o autarca mostrou ainda disponibilidade para estar ao lado do Vitória SC na concretização dos seus “objetivos e ambições”. Esse discurso antecedeu a troca de lembranças entre as duas instituições, com a Câmara a oferecer uma salva de prata ao Vitória e o emblema preto e branco a oferecer uma ilustração emoldurada do momento em que o plantel ergueu a Taça da Liga em Leiria. Na cerimónia, também houve lugar à foto conjunta.
“Esta grande vitória na Taça da Liga não se constrói em apenas 90 minutos de jogo, constrói-se no trabalho diário, na estrutura que sustenta o clube e que permite que o talento floresça e também na força dos adeptos. Os vitorianos não assistem ao Vitória, são parte do Vitória. Empurram a equipa em cada jogo. Transformam o clube num fenómeno social, cultural e de identidade”, Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães
Antes da intervenção do presidente da Câmara, António Miguel Cardoso agradeceu o reconhecimento municipal por um feito de todos os que compõem o universo vitoriano, dos jogadores aos adeptos, passando pela equipa técnica, pelos órgãos sociais e pelos funcionários, que honra o símbolo do Vitória e o desporto vimaranense. Para o presidente vitoriano, a conquista de 10 de janeiro distingue também “um caminho construído com esforço, com sacrifício, com coragem e com uma união que nunca vacilou, mesmo quando o desafio parecia maior do que a força individual de cada um” e prova que vale a pena apostar na formação.
“Não temos dúvidas de que o Vitória é o maior embaixador do nome de Guimarães na Europa e no mundo. E é, por isso, uma responsabilidade partilhada assegurar o futuro e a renovação do talento na nossa formação, dando as ferramentas necessárias a todas as nossas equipas para que estes feitos se repitam”, referiu.
“A verdadeira grandeza está em continuar a trabalhar, a evoluir e a acreditar que há ainda muito para conquistar. O Vitória tem de se habituar a estes palcos, a estas finais, porque é aqui que a sua história se afirma e, por isso, não podemos virar a cara à luta depois de uma conquista quando o caminho vai apenas a meio”, António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC
Nas duas primeiras intervenções da tarde, o capitão Samu frisou o “orgulho em fazer parte” da história do Vitória e lembrou a receção no Toural à equipa vencedora da Taça da Liga, na madrugada de 11 de janeiro. Já o treinador, Luís Pinto, prometeu continuar a trabalhar para “dignificar o clube e a cidade” e para continuar a fazer crescer os seus jogadores após “uma grande conquista”.
“Não nos podemos esquecer de como começámos esta época e de como estamos. Estamos convencidos de que vamos dar alegrias a toda a gente. Estaremos aqui para continuar unidos e para trabalhar muito para, no final da época, mais uma vez, podermos festejar”, realçou.