Vitória SC foi segundo no medalheiro do nacional sub-18 de pista curta
O Vitória SC concluiu o campeonato nacional sub-18 de pista curta em atletismo como o segundo emblema mais medalhado nas provas femininas. O emblema de Guimarães terminou o evento desportivo, concluído neste fim de semana no Forum Braga, com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, registo apenas batido pelo Sporting, que somou cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
O primeiro ouro vitoriano até foi conquistado há duas semanas, nos campeonatos nacionais sub-18, sub-20 e sub-23 de provas combinadas, também em Braga, por Sara Ferreira, que bateu o recorde nacional do pentatlo em pista coberta para o escalão sub-18, com 4.109 pontos.
A vitoriana que se tem destacado em várias provas brilhou de novo neste fim de semana, ao vencer o salto em comprimento, com a marca de 5,96 metros. Para se compreender a diferença para as restantes adversárias, há que referir que todos os saltos válidos de Sara Ferreira superaram a melhor marca da segunda classificada, Laura Agostinho, da Associação Susana Estriga, com 5,66 metros.
O outro título vitoriano foi alcançado nos 300 metros: Isabel Serras foi a mais rápida dos oito séries, ao concluir a distância em 40,41 segundos, seguida por outra vitoriana, Matilde Fernandes, melhor da Série 7, com 40,84 segundos. O Vitória conquistou assim ouro e prata nessa disciplina.
A participação vitoriana em Braga saldou-se ainda por um quinto lugar de Matilde Fernandes nos 60 metros barreiras, prova em que Sara Ferreira se lesionou no aquecimento, e pelo 12.º de Maria Oliveira no salto com vara, ao conseguir os 2,20 metros. Feitas as contas das várias classificações, o Vitória obteve o terceiro lugar coletivo, com 49 pontos, atrás do Sporting (100) e da Juventude Vidigalense (62), obtendo, desse modo, a medalha de bronze.
Nas provas masculinas, Guimarães esteve representada por Tiago Costa, da Team El Comandante, que foi 15.º classificado nos 3.000 metros, com um tempo de 09.32,20 minutos.