skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória SC: nove toneladas de bens para 330 famílias em campanha solidária

Redação
Sociedade \ terça-feira, janeiro 09, 2024
© Direitos reservados
Entrega dos alimentos e dos bens de higiene à Câmara Municipal de Guimarães decorreu nesta segunda-feira, para posterior entrega a oito IPSS do concelho e distribuição pelas famílias.

A campanha solidária promovida pelo Vitória Sport Clube, no âmbito da iniciativa Um Vitória de Causas, pela claque White Angels e pela Câmara Municipal de Guimarães na reta final de 2023, recolheu aproximadamente nove toneladas de alimentos e bens de higiene pessoal, entregues, nesta segunda-feira, à autarquia, numa cerimónia decorrida esta segunda-feira à tarde, na sede da claque White Angels, formalmente constituída como associação, com presença da vereadora da Câmara Municipal de Guimarães para a ação social, Paula Oliveira, do vice-presidente do Vitória, Armando Guimarães, de representantes dos White Angels e de empresários parceiros da iniciativa.

Os bens alimentares e de primeira necessidade recolhidos foram entregues ao Departamento de Ação Social da Câmara Municipal, para posterior entrega a oito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do município. Esses donativos destinam-se a 330 agregados familiares, o que corresponde a um universo de cerca de 1.500 pessoas.

 

“A lógica da cooperação é que deve predominar”

Paula Oliveira, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a cooperação de tantas entidades no “combate à fome” ou, como a própria expôs, “na tentativa de evitar que alguém tenha alguma necessidade”. Para a vereadora, “a lógica da cooperação é que deve predominar, em vez da lógica da competição, numa comunidade solidária e em que os direitos humanos são cumpridos integralmente”.

Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória SC, entende que “estar inserido em todos os desafios e necessidades da comunidade em que se insere” é uma obrigação do clube. “Elevamos o sentido solidário não só do Vitória, mas de todas as empresas e parceiros que gravitam à volta destas iniciativas”, disse. O vice-presidente entende que “a cooperação e o processo colaborativo são a chave em praticamente todas as áreas de intervenção”. Armando Guimarães agradeceu aos vimaranenses e aos vitorianos pelas doações e reconheceu que, apesar de as nove toneladas “não serem suficientes para dar resposta a todas as necessidades”, vão ajudar a melhorar os dias de algumas pessoas do concelho.

Tazo Pereira, presidente dos White Angels, saudou as doações de todos os vitorianos e vimaranenses numa campanha que “já é uma tradição nos últimos anos”. O presidente do grupo afirmou que o objetivo passava por “superar” o que tinha sido feito no ano anterior. Com o objetivo já cumprido e mais do dobro de bens angariados, afiançou que a meta no final do ano passa por fazer ainda melhor. “Queremos que toda a gente tenha mais comida em casa e que todos tenham melhores condições de vida”, rematou.

O Vitória promove a campanha solidária de Natal em parceria com a claque White Angels desde 2016, ano em que foram recolhidas três toneladas de bens.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: