Vitória sela inédita presença nas meias-finais da Taça de Portugal feminina
A equipa feminina do Vitória SC manteve a senda de feitos históricos a preto e branco neste mês de janeiro, ao apurar-se pela primeira vez para as meias-finais da Taça de Portugal.
Afastada da edição transata nos quartos-de-final, quando ainda disputava a 2.ª Divisão Nacional e perdeu no reduto do primodivisionário Torreense, por 2-0, a formação de Guimarães ultrapassou essa fase na manhã deste sábado, ao receber e vencer o Famalicão, por 3-0.
Após um susto inicial, num lance protagonizado pela famalicense Inês Duarte, a equipa de Ivo Roque, quinta classificada da Liga BPI, impôs o ritmo do jogo desde cedo e inaugurou o marcador aos 15 minutos, num desvio oportuno de Sara Brasil, após cruzamento da esquerda de Ticha.
A equipa da 2.ª Divisão Nacional, treinada pelo vimaranense Daniel Pacheco, reagiu e aproximou-se um par de vezes da baliza vitoriana, mas a equipa anfitriã foi mais perigosa nas vezes em que subiu à área contrária; Sara Brasil ameaçou o segundo golo de chapéu, antes de Vanessa Marques dilatar a vantagem aos 40, num cabeceamento certeiro em resposta a cruzamento de Jaime Turrentine, também na esquerda.
Ponta de lança experiente, Sara Brasil chegou ao bis na segunda parte, aos 53 minutos, com uma finalização certeira.
Nas meias-finais, o Vitória vai defrontar o vencedor da eliminatória entre Marítimo e FC Porto, que se disputa este domingo, às 11h00, na Madeira. Na semifinal, a equipa de Guimarães joga em casa na primeira mão e fora de portas na segunda.