skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitória teve chama para derrotar Sporting e consolidar luta pelo play-off

Redação
Desporto \ quinta-feira, janeiro 05, 2023
© Direitos reservados
Num jogo disputado taco a taco, a equipa de Miguel Miranda assumiu a liderança no quarto período, segurou-a até ao fim e garantiu um triunfo que lhe permite igualar o Esgueira no sexto lugar.

Depois de um jogo nivelado que pendeu para o Esgueira nos cinco minutos finais, o Vitória teve novo capítulo marcado pelo equilíbrio no principal campeonato masculino de basquetebol (Liga Betclic), mas desta vez com um final feliz para as cores preta e branca: os homens de Guimarães receberam e venceram o Sporting, terceiro classificado da prova, por 95-90, em partida da 16.ª jornada, realizada esta quarta-feira à noite, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

Após um primeiro quarto de parada e resposta, com vitorianos e leões a rodarem na frente do marcador, a formação lisboeta deu a ilusão de que poderia descolar, quando conseguiu uma vantagem de oito pontos, a sua maior no desafio (30-22). Um parcial de 8-0 favorável aos pupilos de Miguel Miranda, igualando o marcador a 30 pontos, mostrou que o equilíbrio estava para ficar. Ao intervalo, o Sporting vencia por dois pontos.

A feição do terceiro período foi semelhante à do primeiro, até que os verde e brancos ameaçaram novo fosso, quando chegaram ao 70-65. Nesses instantes finais do terceiro quarto, a reação vimaranense foi ainda mais firme: com um parcial de 7-0, o Vitória assumiu a liderança do marcador e praticamente não a largou no quarto período. Embora menos eficaz do que o Sporting na hora de atirar ao cesto (47,1% contra 51,7% em todos os lançamentos), a turma vimaranense colheu os frutos de lançar mais vezes (70 contra 60) e ainda logrou uma vantagem de nove pontos (94-85), antes do último fôlego leonino, sem impacto no desenlace.

De regresso à equipa, após falharem a visita a Esgueira, Jake van Tubbergen, com um duplo-duplo (20 pontos e 10 ressaltos), e Anthony Roberts (22 pontos) destacaram-se nos vitorianos, tal como Phlandrous Fleming Jr. – 18 pontos e seis ressaltos.

O Vitória subiu assim à sétima posição, com os mesmos sete triunfos e nove derrotas do sexto classificado Esgueira, que perdeu na receção à Ovarense, por 87-70. Na próxima jornada, marcada para sábado, os comandados de Miguel Miranda visitam o Lusitânia que, após a derrota de quarta-feira com o CD Póvoa, caiu para 10.º lugar, com cinco vitórias e 10 derrotas. O jogo realiza-se em Angra do Heroísmo, às 17h00 locais (18h00 de Portugal Continental).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: