Vitória tem mais derrotas nesta liga do que em todo o campeonato anterior
Ao consentir a reviravolta em Arouca, num jogo em que esteve a vencer por 2-0 e parecia controlar, referente à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Vitória SC superou uma fasquia indesejável em relação à época transata. Quando ainda restam 13 jogos para o campeonato, a equipa treinada por Luís Pinto já superou o número de derrotas com que os vitorianos terminaram o campeonato anterior.
Em 2024/25, época em que foi treinada por Rui Borges, agora treinador do Sporting, Daniel Sousa e Luís Freire, a treinar no momento a seleção portuguesa sub-21, o Vitória terminou o campeonato com oito derrotas, duas delas somadas nas duas últimas jornadas, na receção ao Farense (2-1) e na visita ao Sporting (2-0), circunstância que afastou a equipa preta e branca do quarto apuramento europeu consecutivo. Numa época marcada por vários jogos em que o triunfo lhe fugiu ao cair do pano, a equipa de Guimarães terminou a Liga com 54 pontos, no sexto lugar.
O número de derrotas que o Vitória soma na presente edição da Liga também ultrapassa a época 2016/17, a última em que o emblema preto e branco se classificou no quarto lugar, com 62 pontos, fruto de 18 triunfos, oito empates e oito desaires, dois deles também nas derradeiras jornadas, quando já estava garantido o quarto posto, e iguala as temporadas 2014/15 e 2023/24. Em ambos os campeonatos, os vitorianos foram quintos classificados, tendo batido o seu recorde absoluto de pontos em 2023/24 – 63 pontos.
Nas restantes temporadas desde que o campeonato voltou a ser disputado por 18 equipas – 2014/15 -, o Vitória contabilizou mais de nove derrotas. Se compararmos, porém, o registo à 21.ª jornada de 2025/26 com idêntico período das 11 temporadas anteriores, verifica-se que só por uma vez a equipa de Guimarães somou mais derrotas.
Em 2017/18, temporada que viria a concluir no nono lugar, o Vitória somava 10 desaires à 21.ª jornada. No final do campeonato, esse número elevou-se para 17. De resto, a equipa preta e branca nunca somou mais de sete derrotas à 21.ª jornada: assim aconteceu na época 2018/19, que terminou no quinto lugar, com apuramento para a Liga Europa, na época 2019/20, que encerrou no sétimo posto, sem apuramento europeu, e nas épocas 2021/22 e 2022/23, cujo sexto lugar valeu dois apuramentos seguidos para as pré-eliminatórias da Liga Conferência.
Depois de averbar seis derrotas na primeira volta da Liga Portugal Betclic, sem consentir qualquer reviravolta, a equipa treinada por Luís Pinto sofreu três desaires em quatro jogos a contar para a segunda volta, diante do FC Porto, com um golo sofrido de penálti ao cair do pano, do Estoril Praia e do Arouca, esses dois últimos jogos com reviravoltas na segunda parte, depois de chegar ao intervalo a vencer por 2-1.