
Vitrus recolhe 18 toneladas de cápsulas de café em Guimarães
A Vitrus recolheu cerca de 18 toneladas de cápsulas de café usadas - o equivalente a 1,5 milhões de unidades - no concelho de Guimarães, no âmbito de um projeto ambiental desenvolvido em parceria com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). A iniciativa, que visa promover práticas sustentáveis, tem contado com o envolvimento ativo de empresas, instituições e cidadãos, tendo como embaixador o cantor Zé Amaro.
Na última semana, a empresa municipal reforçou a rede de recolha com a instalação de novos contentores “descápsulas” em entidades ligadas ao desporto, com o Xico Andebol, ambiente, com a Resinorte, saúde, com o Centro de Inovação Terapêutico, e cultura, com A Oficina.
"Recolher 18 toneladas de cápsulas de café, num projeto que alia inovação, proximidade e sensibilização, demonstra a nossa capacidade de mobilização e o compromisso efetivo com a economia circular. Estamos a dar uma nova vida ao que antes era lixo e a mostrar que pequenas ações, quando feitas em conjunto, têm um grande impacto. Guimarães está, mais uma vez, na linha da frente da sustentabilidade”, destacou Sérgio Castro Rocha, Presidente do Conselho de Administração da Vitrus.
As cápsulas recolhidas são integralmente recicladas, já que os invólucros de plástico ou alumínio são transformados em novos objetos, enquanto que a borra de café é convertida em composto orgânico para uso agrícola. O projeto está amplamente implementado no território, com pontos de recolha distribuídos por juntas de freguesia, supermercados, instituições e empresas, permitindo a participação ativa de toda a comunidade na proteção ambiental.