Vitrus recolhe 30 toneladas de cápsulas de café em dois anos e meio
A Vitrus Ambiente atingiu em dezembro de 2025 o marco das 30 toneladas de cápsulas de café recolhidas desde o arranque da iniciativa, em junho de 2023. Só nos últimos seis meses, a empresa municipal reuniu 12,6 toneladas, entregues nesta sexta-feira à Recaps, entidade responsável pelo tratamento e valorização destes resíduos, informou a empresa municipal em comunicado.
O reconhecimento acompanha o elogio já anteriormente feito pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), que, em janeiro de 2024, destacava que “Guimarães é o concelho que mais cápsulas de café recolheu até ao momento, sendo a Vitrus um exemplo a seguir pela forma como aproximou o projeto das pessoas, do comércio local e das instituições”, afirmou então a Secretária-Geral da AICC, Cláudia Pimentel. Este crescimento expressivo “reforça o papel da Vitrus como referência nacional na implementação de soluções de economia circular”, refere a nota.
Desde o início do projeto, o sistema de recolha tem crescido de forma consistente e sustentada. Em janeiro de 2024, pouco mais de um ano após o lançamento, a Vitrus contabilizava 14 toneladas, fruto de mais de um milhão de cápsulas recolhidas e de 977 recolhas agendadas com os parceiros envolvidos. Atualmente, o concelho de Guimarães dispõe de 172 pontos de recolha distribuídos por Juntas de Freguesia, espaços comerciais, escolas, empresas e instituições várias.