skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Vitrusbus: apresentação contará com a secretária de estado da mobilidade

Redação
Sociedade \ quarta-feira, setembro 25, 2024
© Direitos reservados
Cristina Pinto Dias, secretária de estado da mobilidade, estará na próxima edição da Vitrus Talks, no dia 03 de outubro. Será apresentado o projeto Vitrusbus.

A apresentação do projeto Vitrusbus, o transporte flexível a pedido que entra em funcionamento em Guimarães no próximo mês, será apresentado no dia 03 de outubro – quinta-feira – com a presença de Cristina Pinto Dias, secretária de estado da mobilidade.

O evento terá lugar no Largo Cónego José Maria Gomes (em frente à Câmara Municipal de Guimarães) a partir das 19 horas, constituindo mais uma edição da iniciativa Vitrus Talks, promovida pela empresa municipal vimaranense.

Com o tema “Pensamos a mobilidade”, para além de secretária de estado o debate contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e do Presidente da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha.

Será, então, apresentado o novo projeto de Transporte de Passageiros Flexível, designado por Vitrusbus, com o objetivo de complementar a rede de transporte público já existente no concelho de Guimarães e compensar a falta de oferta em períodos de menor procura, essencialmente no período noturno e fins-de-semana, fazendo sempre a ligação com a paragem mais próximo do serviço regular, dá conta a Vitrus.

Na nota em que é anunciada esta edição da Vitrus Talks, a empresa acrescenta alguns dos trâmites de funcionamento desta nova oferta para o território vimaranense no que à mobilidade diz respeito:

Os passageiros devem efetuar marcação na Vitrusbus até às 15h00 do dia anterior, através de uma linha disponível para o efeito (chamada grátis), do website ou da aplicação Vitrusbus (disponível em breve) e comparecer na paragem à hora marcada. As viaturas utilizadas neste novo serviço serão 100% elétricas, num projeto alinhado com a estratégia Guimarães 2030, que visa transformar a cidade numa zona climática neutra até ao final da década.

A rede é composta por 10 zonas que abrange o território concelhio de Guimarães e ainda dois novos circuitos que vão operar durante os dias úteis, das 8h00 às 20h00, no interior da freguesia de Polvoreira, e na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83