skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Voleibol: renovada, a equipa feminina do Vitória quer “dar passo em frente”

Tiago Mendes Dias
Desporto \ domingo, outubro 08, 2023
© Direitos reservados
O treinador Hélder Andrade quer os oito primeiros na primeira fase e os quatro primeiros na segunda. Com oito novidades, o plantel vitoriano arranca campeonato frente ao Esmoriz.

À partida para a terceira época consecutiva à frente do Vitória SC, o treinador Hélder Andrade prefere dar “um passo de cada vez” e ver “uma equipa cada vez mais competitiva” do que falar na luta por títulos de antemão. Os objetivos para a temporada 2023/24 são ambiciosos, mas a prioridade é melhorar face a 2022/23; melhorar o desempenho na segunda fase, mais propriamente.

“Nesta primeira fase do campeonato, queremos estar entre as primeiras oito equipas e depois ficar nos quatro primeiros classificados, que foi algo que não conseguimos na última época. Isto seria uma grande época, seria dar um passo em frente”, vincou à imprensa, no dia em que o Vitória promoveu para as modalidades, no final de agosto.

Esse campeonato, agora designado Liga Solverde, começa neste fim de semana, com o Vitória a jogar no pavilhão do recém-promovido Esmoriz, este domingo, a partir das 16h00. O regresso ao Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense dar-se-á na segunda jornada, com a receção ao vizinho Sporting de Braga, em 15 de outubro.

O plantel às ordens de Hélder Andrade inclui 13 jogadoras, oito delas reforços, numa mescla de experiência e de juventude. O Vitória assegurou, para a Zona 4, Bárbara Gomes (ex-Sporting) e Margarida Maia (ex-Castêlo da Maia), duas atletas que, juntas, contabilizam 72 internacionalizações por Portugal. Garantiu também a brasileira Maiara Moreira para a posição de oposta e Azul Benítez, internacional argentina, para a distribuição, onde terá a concorrência de Célia Almeida, ex-Sp. Espinho. Do lado da juventude, o clube assegurou Bruna Oliveira e Catarina Silva, ex-Porto Vólei, e Raíssa Cassamá, ex-Lusófona.

Cinco atletas transitam da época passada: Jéssica Carriel, Flor Giorgi, Tânia Oliveira e as líberos Raquel Moreno e Maria Carlos; a capitã vitoriana reconhece a expetativa da final four da Taça de Portugal e ainda o investimento crescente na modalidade, rumo a cada vez melhores condições de trabalho e possivelmente resultados.

 

PLANTEL VITÓRIA SC

Distribuidoras: Azul Benítez (ex-River Plate, Argentina) e Célia Almeida (ex-Sporting de Espinho);

Zona 4: Jéssica Carriel, Bárbara Gomes (ex-Sporting), Margarida Maia (ex-Castêlo da Maia) e Catarina Silva (ex-Porto Vólei);

Opostas: Tânia Oliveira e Maiara Moreira (ex-GC Vilacondense);

Centrais: Flor Giorgi, Raissa Cassamá (ex-Lusófona VC) e Bruna Oliveira (ex-Porto Vólei);

Líberos: Maria Carlos e Raquel Moreno

 

“É um grupo mais jovem mas com muito talento”

Hélder Andrade, treinador do Vitória SC

“Sinto que é um plantel diferente, que houve uma melhoria em alguns setores do jogo. É um grupo mais jovem mas com muito talento. Transitaram apenas cinco jogadores da última época e vamos ter um trabalho desafiante de impor rotinas. Temos também atletas de seleção nacional e atletas com experiência no campeonato, aliado, como já disse, a jogadores mais jovens. Acima de tudo, temos uma equipa unida que vai lutar sempre para ganhar os jogos.”

 

“Temos um grupo bem montado, com várias soluções”

Maria Carlos, capitã e líbero do Vitória SC

“Para já, apontamos para os oito primeiros lugares e para uma presença na final four da Taça de Portugal. Temos um grupo bem montado, com várias soluções para várias posições, com malta mais jovem mas muito trabalhadora e que gosta de dar tudo no treino. Além dos resultados, temos também a expectativa de criar um grupo que vai dar tudo para ganhar os jogos, pois temos material humano para isso.”

 

“Temos muitas caras novas e muita juventude”

Bárbara Gomes, Zona 4 do Vitória SC (ex-Sporting)

“Sinto que este novo desafio me vai fazer crescer enquanto atleta e pessoa. O meu principal objetivo é ser sempre melhor do que a minha versão anterior. Da mesma forma, espero ajudar a equipa a fazer uma excelente época, melhor ainda do que as temporadas anteriores”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: