Xico Andebol substitui telhado do pavilhão após melhorias interiores
O telhado do pavilhão do CD Xico Andebol foi integralmente substituído pela primeira vez desde a inauguração do equipamento, em 01 de dezembro de 1989, quando o clube que ali jogava era ainda o Desportivo Francisco de Holanda. O emblema azul e amarelo comunicou a conclusão da empreitada na segunda-feira.
“A substituição do telhado do nosso pavilhão é uma melhoria há muito necessária e representa um marco significativo no nosso compromisso com a segurança, funcionalidade e sustentabilidade. Este projeto não só garante maior conforto e proteção para os nossos atletas, equipas visitantes e público, como também está alinhado com o nosso plano de sustentabilidade, iniciado em 2021”, indica a nota publicada na rede social Facebook.
Alvo de intervenções parciais no passado, o renovado telhado assinala a conclusão de mais uma etapa nas melhorias que o Xico Andebol está a aplicar em sua casa, mediante um apoio de 170.000 euros da Câmara Municipal de Guimarães. Entregue faseadamente, consoante a execução das obras, a verba possibilitou ainda a colocação de um novo sistema de iluminação, LED, preparado para qualquer competição nacional ou internacional e para transmissões em direto de qualquer TV internacional, a instalação de duas bombas de calor e de uma caldeira de apoio, bem como de chuveiros antivandalismo com sistema de poupança de água. A quantia contempla ainda a renovação do ginásio, a renovação de sala de estar, para atletas, treinadores ou imprensa, a renovação de balneários, já em curso, e a renovação de portas e portões de acesso ao exterior, ainda por começar.
No ano transato, os escolares instalaram ainda um sistema de acessos biométricos, um sistema de videovigilância para todo o pavilhão, alarme com serviço de vigilância remota, e ainda um desfibrilhador, com investimento próprio. Nesse contexto, asseguraram a formação e certificação de nove técnicos para a operação do desfibrilhador.
Para terminar o “ciclo de obras urgentes”, resta apenas a colocação de um novo piso no pavilhão, que vai ser alvo de candidatura, e a renovação da claraboia do telhado, circunstância que apenas foi notada durante a obra recém-concluída, adiantou ao Jornal de Guimarães o presidente do Xico Andebol, Mauro Fernandes.
“Acredito que Guimarães ganhará um novo espaço para receber competições nacionais ou mesmo internacionais se conseguirmos fazer a reforma precisa, com piso e claraboia”, realçou.