skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Fase Final das Competições… Emoções Aumentam!!!

José Carlos Novais
Opinião \ terça-feira, abril 18, 2023
© Direitos reservados
Com o aproximar do final das competições, a tensão, a ansiedade e o stress que as equipas estão sujeitas na procura da vitória e alcance dos seus objetivos coletivos, fazem com que a pressão sobre as equipas de arbitragem aumente proporcionalmente.

A tolerância para com as mulheres e os homens que dirigem as partidas de futebol baixam por norma nestes momentos, pelo que é sempre importante referir que os limites do respeito, de ética e aceitação não devem nunca serem ultrapassados nem colocados em causa, sob pena de corrermos o risco de haver jogos em que os limites da agressividade, brutalidade e violência extravasem e se perca a completa noção do que é que é realmente a modalidade, seus valores e a forma apaixonada que nos leva a realização prática desta atividade desportiva.

 A paixão, a adrenalina, a vontade de vencer não pode nunca servir de desculpa para descarregar as frustrações com atitudes irresponsáveis e de ódio para com os elementos da equipa de arbitragem. Num momento atual, em que o mundo vive em constante inquietação e sobressalto, num período em que a sociedade é cada vez menos tolerante para com o próximo, apelo eu bem como todos os meus colegas de atividade, para que no momento de apoio às vossas equipas que é bom relembras que todos nós temos família, pais, companheiros, filhos e amigos pelo que, abdicamos muito do nosso tempo de fim de semana com estes, para estarmos presentes em vários jogos em diversos recintos desportivos. Nem todos os clubes certamente conseguirão alcançar os seus objetivos desportivos coletivos, nem todos os árbitros irão atingir as suas metas pessoais, porém o respeito pelos vencedores e os que concretizaram com distinção seus propósitos deverá ser igualmente o mesmo pelos que lutaram, não desistiram e se mantiveram na luta até ao terminar da época desportiva.

Por fim e antes de terminar esta crónica, desejar a todas as equipas intervenientes um excelente fim de época, que o futebol na sua essência com paixão que lhe é caraterística seja vivido, que as emoções estejam presentes, mas dentro dos seus limites inequivocamente.

Vamos todos contribuir para um final de época em que o respeito, a lealdade, a solidariedade, a tolerância perante todos estejam presentes não só no futebol, mas na sociedade em geral.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: