skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães foi elevada a cidade há 170 anos. Junta realiza sessão solene

Redação
Política \ quinta-feira, junho 22, 2023
© Direitos reservados
A 22 de junho de 1853, D. Maria II visitou Guimarães e elevou-a à categoria de cidade. À noite, a União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião assinala a efeméride.

Outrora rua dos Mercadores, a rua que liga as praças do Toural e da Oliveira é hoje a rua da Rainha, precisamente em homenagem a D. Maria II, a chefe de Estado que elevou Guimarães à categoria de cidade, a 22 de junho de 1853, dia em que recebeu as chaves da vila do então presidente da Câmara, antes de um cortejo entre o lugar onde se encontrava a Porta da Vila e a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

“Hei por bem elevar a Villa de Guimarães à cathegoria de Cidade com a denominação de Cidade de Guimarães, e Me praz que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas, liberdades e franquezas que direitamente lhe pertencerem”, declarou então.

Nesta quinta-feira, cumprem-se 170 anos dessa efeméride, e a União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião vai assinalá-la com uma sessão solene no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento.

A noite abre com a interpretação do hino nacional e encerra com a interpretação do hino de Guimarães pelo grupo “Os Trovadores do Cano”. Pelo meio, há os discursos das autoridades e a entrega dos troféus aos premiados dos vários concursos levados a cabo pela freguesia desde 01 de junho, no âmbito das comemorações dos 170 anos de elevação a cidade.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73